Cultive: no mundo da jardinagem vertical

Escrito por francine kaplan | Traduzido por debora cristina
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail

Expanda os horizontes do seu jardim com jardinagem vertical

Cultive: no mundo da jardinagem vertical
Plantar na vertical tem muitas vantagens ambientais, e também um visual muito legal (getty images)

É muito fácil para o jardineiro de casa começar a fazer paredes vivas de forma modesta.

— Susan Morrison, jardineira mestre do norte da Califórnia, paisagista residencial e autora.

Jardineiros estão subindo pelas paredes, literalmente. E não é o tempo ruim, o solo pobre nem as folhas tenras mordidas por insetos traquinas que os está levando a novas alturas. Ao contrário, é uma forte preocupação com o meio ambiente. Chamadas paredes bio, paredes verdes ou jardins verticais, este horizonte em expansão do mundo da horticultura leva seu jardim e suas plantas para o alto das paredes. O benefício: jardins verticais ajudam o meio ambiente, reduzindo o calor urbano, atrasando o escoamento de águas pluviais e melhorando a qualidade do ar interior.

Noções básicas

Quando se trata do fator "uau!", ninguém faz jardinagem vertical como o botânico francês Patrick Blanc, conhecido como o "pai das paredes vivas". Seus jardins cobrem fachadas inteiras de prédios de vários andares e grandes paredes dentro de lobbies corporativos. Os deslumbrantes jardins verticais de Blanc são nutridos pelos elaborados sistemas hidropônicos sem solo que mantêm o verde florescendo.

Esses projetos impressionantes estão alimentando as ideias de jardineiros de casa. No passado, os espaços verticais teriam ficado vazios em pátios, varandas, decks, cercas e quintais, mas isso está mudando. Há todo um movimento desabrochando para maximizar os espaços verticais esquecidos e adicionar novas dimensões para a sua paleta de jardinagem. Jardins verticais em casa expandem o espaço de plantio, transformam muros ou cercas em pontos de destaque, e mostram toda a sua maestria em jardinagem.

Você não precisa possuir a experiência ou o olhar artístico de Blanc para criar um jardim vertical. É algo que os novatos podem fazer. "É muito fácil para o jardineiro de casa começar a fazer paredes vivas de forma modesta", disse Susan Morrison, paisagista residencial do norte da Califórnia, jardineira mestre e coautora de "Garden Up: Smart Vertical Gardening for Small and Large Spaces," ("Faça um jardim: Jardinagem vertical inteligente para pequenos e grandes espaços"). Morrison nota que adora pisar fora de casa e cortar ervas para a cozinha da parede ao lado de sua porta dos fundos.

Mas Colleen Dudley, um horticultor sênior do Atlanta Botanical Gardens (Jardins Botânicos de Atlanta), sugere que se facilite em um primeiro jardim vertical. "Pode ter um visual muito legal e ser romântico," disse ela, "mas você pode querer começar com pouco, porque quando se trata da rega e manutenção da planta, jardinagem vertical pode ser trabalhosa".

Sistemas de recipientes

Ao contrário do método caro sem solo utilizado em grandes projetos, iniciantes precisam escolher primeiro um sistema de recipientes para armazenar vasos com o solo e as plantas. De acordo com Morrison, podem ser considerados sistemas de bandejas, sistemas de bolso, kits e a criação de suas próprias soluções.

Bandejas tem vários pequenos espaços para plantio em um quadro, como um engradado de plástico. Você coloca a unidade sobre uma mesa plana para embalar cada célula com o solo e uma ou duas plantas, para depois montá-la na parede. As células são inclinadas de modo que o solo não caia para fora. Estas vêm em seções modulares que podem ser montadas juntas para expandir a sua parede viva.

O sistema de bolso funciona bem tanto para plantações internas quanto externas. Estas espécies de bolsos protegem suas plantas da umidade, tendo um revestimento de plástico para manter as paredes secas. Eles vêm em uma grande variedade de tamanhos e configurações.

Os kits podem fornecer apenas as matérias-primas de um quadro que você mesmo constrói, ou uma caixa com um diagrama de plantio para mostrar exatamente o que fazer. Se preferir gratificação instantânea, compre um "quadro vivo" completo, enviado com as plantas no lugar e pronto para ser pendurado.

Kits não fazem o seu tipo? Algumas soluções inventivas do tipo "faça você mesmo" evitam caixas, em vez disso transformando qualquer coisa, desde um organizador de sapatos descartado, calhas antigas ou uma chaleira amassada em vasos para plantas na parede. Sua imaginação é o único limite aqui.

Dicas para o sucesso

Para o maior nível de sucesso com seu jardim vertical, monitore cuidadosamente os níveis de umidade. Uma vez que as plantas estão crescendo numa quantidade mínima de solo, elas tendem a secar mais frequentemente. Muitos jardineiros instalam sistemas de rega automática para suas paredes ou optam por colocá-los em áreas protegidas que não recebem sol durante todo o dia.

Outra consideração é a combinação dos tipos de planta. "Você tem que ter certeza de que todas vão se sair bem com a mesma quantidade de água", afirma Dudley. Por exemplo, apesar de tanto as ervas quanto as plantas suculentas funcionarem igualmente bem em paredes vivas, aquelas precisam de muita água e estas de pouca, e que as torna menos compatíveis.

Padrões de crescimento são também motivo de preocupação. Se você usar espécies rasteiras, coloque-as na parte inferior para não sombrear e matar as que estão tentando crescer abaixo delas. Plantas que se prendem ao chão ou são naturalmente tolhidas vão ficar perto da parede e precisarão de bastante poda. Para um visual mais atraente, evite plantas que têm caule grosso ou ficam com muitos galhos à mostra. Torne o seu projeto mais interessante, levando em conta as cores, texturas e aromas de suas escolhas. A vontade de alcançar, tocar ou cheirar seu jardim vertical eleva a eficácia de sua parede e move todo o jardim em novas direções.

"Se você vive em um apartamento, ou uma casa pequena com um quintal", diz Morrison, "todos temos espaços verticais apenas esperando que nós exploremos o seu potencial."

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível