Cultura e costumes árabes

Escrito por lorraine j. floyd | Traduzido por samantha g. silva
Cultura e costumes árabes

Muitas mulheres árabes, independente da religião, utilizam uma variedade de lenços sobre a cabeça

arab architecture image by João Freitas from Fotolia.com

A cultura e os costumes árabes não são monolíticos. Eles possuem diferentes crenças, moram em vários países ao redor do mundo e pertencem a diversificados tipos de grupos e sociedades. No entanto, algumas regras e costumes são comuns à população árabe internacional. Conhecer e adaptar-se a essas regras sociais indica respeito ao povo árabe e sua cultura.

Outras pessoas estão lendo

Definindo a cultura árabe

Pessoas que se identificam como árabes, geralmente, falam a língua árabe e seguem os costumes dessa cultura. Normalmente, a maioria dos árabes reside no Oriente Médio. Apesar da compreensão popular, essa região não inclui países como Irã ou Afeganistão. Então, rotulá-los é considerado um insulto, assim como os persas e outros grupos étnicos da Ásia Central como uzbeques e cazaques. Embora a maioria dos árabes seja muçulmana, muitos também são cristãos ou judeus. No entanto, como o islamismo dominou o Oriente Médio por muito tempo, os árabes cristãos e judeus também seguem alguns dos costumes atribuídos aos muçulmanos. Alguns deles se consideram cristãos ou judeus no aspecto religioso e muçulmanos em relação à cultura. Dentre todos os grupos culturais, uma das palavras mais utilizadas é "Inshallah", que significa "se for da vontade de Deus". Eles costumam adicionar essa expressão após discutir quaisquer planos futuros, sejam nobres ou mundanos.

Vestimentas

Embora os árabes sigam diferentes religiões e práticas culturais, o estilo de suas roupas, geralmente, é conservador. A doutrina religiosa para o conjunto de vestimentas varia dentro da comunidade árabe muçulmana. Enquanto as mulheres no Egito ou na Jordânia podem vestir um hijab (uma espécie de pano que cobre a cabeça delas, mas não esconde o rosto), as árabe-sauditas costumam usar um niqab quando saem de casa. Esse último lenço cobre a parte inferior do rosto, revelando apenas os olhos da mulher. Algumas árabes que não são muçulmanas também usam um tecido cobrindo a cabeça ou vestimentas conservadoras, como túnicas e saias longas. No entanto, as mulheres dos países ocidentais ou do Oriente Médio, como o Líbano, podem seguir a moda ocidental. Os homens usam uma mistura de trajes tradicionais e ocidentais. Alguns simplesmente vestem ternos ou camisa combinada com calça jeans, enquanto outros usam togas e turbantes.

Comportamento geral

Os árabes, em geral, valorizam a lealdade e a honra. Nos relacionamentos, é importante estabelecer confiança. Diferentemente da maioria ocidental, os árabes, geralmente, levam a amizade muito a sério. Eles somente consideram um seleto grupo de pessoas como "amigos", os demais são considerados conhecidos, amigos da família e agregados. Em comparação ao ocidente, a interação masculina na cultura árabe é extremamente diferente. Algumas vezes, ao encontrar bons amigos, os homens se abraçam e trocam beijos na bochecha. Na rua, eles podem andar de mãos dadas ou colocar a mão sobre o braço de outro. Esse comportamento não indica uma preferência homossexual.

Interações entre homens e mulheres

Como algumas partes da sociedade árabe são conservadoras, determinadas regras governam as interações entre homens e mulheres. Ao falar com uma mulher, os homens, geralmente, não as encaram nem mantêm contato visual. Olhá-la firmemente durante a conversa é considerado desrespeitoso. Excepcionalmente, alguns conservadores podem fixar o olhar em um ponto na parede ou no chão enquanto falam com ela. Um homem não aperta a mão de uma mulher, a menos que ela tome a iniciativa.

Hábitos alimentares

Os hábitos alimentares muçulmanos estão presentes nas refeições árabes. Os árabes muçulmanos e judeus não ingerem carne de porco e os muçulmanos não consomem bebidas alcoólicas. No entanto, os liberais podem não respeitar as diretrizes alimentares de sua religião. Os muçulmanos comem com a mão direita e mantêm a esquerda ao lado, uma vez que a consideram impura. Quando os árabes sentam no chão para compartilhar uma refeição, eles tomam cuidado para não apontar a sola dos pés para outra pessoa, pois isso é considerado um grande insulto.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media