Mais
×

A cultura indiana no Brasil

A Índia é um país que atrai muito os brasileiros, por sua cultura bem diferenciada. A novela "Caminho das Índias" (2009), na Globo, popularizou vários hábitos e ajudou a incorporar influências em nossa cultura. Sua indústria cinematográfica, conhecida como Bolywoody, também difundiu a vida e os costumes do país. Sem contar seu grande líder espiritual e ativista da paz, Mahatma Gandhi. Quem já não sentiu vontade de experimentar um chai (chá)? De se enrolar em um hijab (véu), que oculta o cabelo? Enfeitar-se com muitas joias como as indianas?Identificou-se? Então, conheça agora outras influências trazidas para a cultura brasileira.

Adornos enfeitam as mulheres indianas (Qpicimages/iStock/Getty Images)

Decoração

O toque exótico da decoração indiana conquistou adeptos entre os brasileiros. Não é difícil encontrar ambientes com imagens de divindades do hinduísmo (religião principal), como Ganesha, Lakshmi e Shiva, protegendo a casa e trazendo prosperidade. Outro recurso é o uso de móveis baixos e futons, para dar amplitude ao espaço, e de tecidos indianos, em almofadas, cortinas, painéis ou revestimentos de sofás. O colorido e o dourado são marcas que lembram de imediato a Índia. Sem falar nos tapetes, sonho de consumo da maioria dos brasileiros.

Estampas e imagens de elefantes trazem sorte e sabedoria (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Maquiagem e tatuagem de henna

A mulher indiana se enfeita bastante e a maquiagem é um desses recursos para valorizar o rosto. Os olhos são contornados com kajal preto e o traçado geralmente avança no canto externo e interno. As sobrancelhas também são bem marcadas e arqueadas. E, para o toque final, o bindi na testa, entre as sobrancelhas. A tatuagem temporária (mehndi), feita com um corante extraído da planta henna, é outra prática que os brasileiros assumiram. Quem não deseja um desenho eterno no corpo pode usar essa alternativa.

Olhos expressivos com kajal (Medioimages/Photodisc/Stockbyte/Getty Images)

Ioga e massagens

A ioga se tornou uma prática de exercício físico e mental amplamente difundida no Brasil. O objetivo filosófico é encontrar a iluminação da consciência. Quem busca a calma, o equilíbrio e o combate à ansiedade procura pela ioga que apresenta várias linhas, como a Ashtanga e a Hatha Yoga. Aprender a meditar nesse mundo estressante é outra dádiva indiana. Sem contar a massagem Ayurvédica, técnica de relaxamento corporal dos indianos, que também conquistou as clínicas brasileiras, pelos vários benefícios, como trabalhar os chakras (centros de energia do organismo) e fortalecer o sistema imunológico.

Mente sã e corpo são (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Moda

Cada vez mais, estilistas ocidentais buscam na Índia referências para suas criações. A religiosidade, o colorido e a suntuosidade da moda indiana têm servido muito de inspiração. Bijus grandiosas com pedrarias e dourados, braceletes, sapatilhas, vestidos esvoaçantes ou de um ombro só, túnicas bordadas, saias longas e soltas, lenços e sandálias rasteiras são alguns traços desse país, na moda nacional. Sem contar os tecidos com brilhos, como o cetim, ou brocados usados em várias peças. Há ainda as estampas com motivos indianos que costumam aparecer nas coleções de verão em calças de tecidos leves e confortáveis.

Peças luxuosas e coloridas (Victor Fraile/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Culinária

A comida indiana é aromatizada e saborosa. O uso de especiarias como canela, gengibre, açafrão e cravo-da-Índia, curry (massala) e cominho dão o toque diferenciado aos pratos. A culinária brasileira absorveu essa influência com preparos incluindo essas especiarias. A dieta vegetariana, adotada por muitos brasileiros, é outra influência dos princípios indianos. Por causa da religião (hinduísmo), a maioria da população não come carne. A vaca é considerada um animal sagrado. Com a novela "Caminhos das Índias", na Globo, o público pode conhecer o chai, uma mistura de chá, ervas aromáticas e leite.

Frango ao molho curry (Paul_Brighton/iStock/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article