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Como cumprimentar um cliente

Atualizado em 22 novembro, 2016

A saudação a clientes deverá ser feita com entusiasmo, paixão e um sincero desejo de ajudar. Sorrir para os clientes faz com que você pareça mais simpático e acessível. Esse processo também ajuda a estabelecer uma harmonia que poderá determinar se você conseguirá um cliente para a vida toda ou um visitante único. Ao cumprimentar um cliente, alguns passos devem ser seguidos para que se possa dar a impressão de que você se importa e quer ajudar. Um cumprimento adequado é uma forma de ajudar a fornecer um excelente serviço ao cliente.

Instruções

Saudar o cliente é uma parte importante para o bom serviço ao consumidor (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Coloque-se perto da entrada da loja. Certifique-se de que consegue ver o cliente, seja sentado, atrás do balcão ou andando pela loja. Tente fazer contato visual. Quando o contato visual é feito com o cliente, ele saberá que você tem ciência de sua presença ali.

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  2. Caminhe com o cliente. Quando o cliente perceber a sua abordagem, ele saberá que você está interessado em ajudá-lo, caso tenha alguma pergunta. Espere para ver se o consumidor estende a sua mão antes de tentar apertar a dele.

  3. Cumprimente o cliente com uma saudação adequada. Esteja ciente da hora do dia, de forma que você o cumprimente de maneira adequada. Por exemplo, "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite" deverão ser usados com base na hora do dia. Combine com uma conversa informal sobre o tempo ou encontre uma forma sincera de elogiar o cliente.

  4. Fale o seu nome para o cliente. Os clientes gostam de saber com quem eles estão lidando. Quando fala o seu nome para o consumidor, você parece mais pessoal e isso ajuda a criar harmonia.

  5. Descubra o nome do cliente. Os clientes e pessoas em geral gostam de serem chamados pelos seus nomes. É uma boa ideia usar sr. e sra., a menos que o cliente lhe dê permissão para usar seu primeiro nome.

  6. Pergunte ao cliente se existe algo que você possa fazer por ele. Uma maneira de fazer isso é perguntar. "como eu posso lhe ajudar hoje?" ou "o que eu posso fazer por você hoje?". Isso dá ao cliente a chance de falar o motivo dele ter entrado na loja. Imediatamente, você será capaz de determinar se poderá ajudá-lo sem desperdiçar o tempo de ninguém.

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Dicas

  • Se o cliente diz que está só olhando, avise-o de que ficará por perto caso ele precise de sua ajuda.
  • Tente dizer o nome do cliente várias vezes enquanto estiver falando com ele.
  • Se estiver saudando clientes ao telefone, assegure-se que você esteja sorrindo -- isso fará com que pareça mais entusiasmado.
  • Mantenha a sua saudação com uma entonação profissional.

Referências

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