Como fazer uma cúpula de abajur com cabides de arame

Escrito por patrice lesco | Traduzido por mariana silva gray
Como fazer uma cúpula de abajur com cabides de arame
Faça uma cúpula de abajur com cabides de arame (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

A construção tradicional da cúpula de um abajur começa com uma base de arame. No entanto, essas bases podem ser caras e, às vezes, difíceis de serem encontradas. Construir a base de sua cúpula com cabides de arame e cobri-las com tecido é uma alternativa que lhe permitirá economizar tempo e dinheiro, assim como criar uma decoração da qual possa se orgulhar.

Instruções

    Parte inferior da cúpula

  1. 1

    Corte a parte do gancho do abajur com o cortador de arame onde ele começa a se curvar na parte superior em ambos os lados do item. Dependendo do tamanho da cúpula sendo criado, pode ser necessário mais do que um cabide.

  2. 2

    Estique o arame do cabide, dobrando porções do arame para trás, conforme necessário para suavizar as dobras. Tente colocá-lo em uma superfície plana e pressioná-lo para deixar o trabalho mais fácil.

  3. 3

    Coloque uma tigela grande com a boca para baixo na mesa. A boca da tigela deve ser do tamanho que deseja para a parte inferior da cúpula. Para abajures menores, use uma pequena tigela menor e, para cúpulas maiores, tenha uma tigela maior.

  4. 4

    Enrole o arame do redor da boca da tigela, em seguida, faça um pequeno friso no arame onde as duas pontas se encontram, dobrando-o um pouco em um lado. Remova-o da tigela e, em seguida, enrole-o ao redor de si mesmo onde marcou, conectando ambas as pontas da peça. Use seu cortador para aparar qualquer excesso de arame.

  5. 5

    Corte mais quatro pedaços de arame, usando seu cortador. Esses pedaços deverão ser todos do mesmo tamanho e devem ter a altura que deseja para sua cúpula. Use uma fita métrica para medi-lo e garantir que cada fio tenha o mesmo tamanho. Adicione 5 cm ao comprimento em cada lado para que possa enrolar uma das pontas do arame ao redor da parte inferior da cúpula e, mais tarde, na parte superior dela. Coloque os quatro pedaços de arame uniformemente ao redor da base que foi criada, para que quando terminar, cada pedaço esteja anexado à base e estejam em pé a partir dali.

    Parte superior da cúpula

  1. 1

    Coloque uma tigela com a boca para baixo da mesa. Essa tigela deve ser menor do que a usada para a parte inferior da cúpula, pois formará a parte superior de seu abajur.

  2. 2

    Enrole o arame ao redor da boca da tigela, frise-o onde ele se encontra e, em seguida, torça as pontas do arame para conectá-las. Apare o excesso com o cortador.

  3. 3

    Coloque uma anilha metálica no centro do aro de arame em uma superfície plana coberta com jornal. A anilha deve servir sobre o parafuso na parte superior de seu abajur.

  4. 4

    Meça a distância entre a borda do aro e a anilha metálica usando uma fita métrica. Em seguida, corte quatro tiras retas de arame usando suas medidas. Ele deve ser comprido o bastante para descansar na borda do aro e na parte superior da anilha.

  5. 5

    Cole o arame ao aro e à anilha usando cola epóxi feita para metal. Os pedaços do arame devem estar espaçados uniformemente entre o aro e a anilha de metal. Permita que a cola seque.

    Corpo da cúpula

  1. 1

    Anexe os fios de arame que se estendem da base da cúpula ao aro no topo dela. Enrole as pontas do arame ao redor do aro superior para prender os pedaços juntos.

  2. 2

    Corte um fio longo de arame usando o cortador. Esse pedaço de arame deve ser longo o bastante para cobrir a área externa da cúpula no centro dos arames que estão em pé.

  3. 3

    Meça o comprimento dos arames em pé. Divida esse número por dois e marque um dos arames com uma canetinha, indicando essa medida. Essa é a metade de sua cúpula.

  4. 4

    Enrole a ponta do arame longo ao redor dos arames em pé no centro da cúpula, passando-os ao redor de cada extensão de arame do abajur. Usar o arame central na cúpula reforça-o para que ele não ceda. Apare qualquer excesso de arame com o cortador.

    Tecido

  1. 1

    Meça a altura e a circunferência da cúpula usando uma fita métrica.

  2. 2

    Corte um pedaço de tecido com a tesoura baseada em suas medidas. Adicione 5 cm à altura para representar a costura ao redor das bordas.

  3. 3

    Costure o tecido no topo da cúpula, virando-o na borda superior em 2,5 cm e costurando-o no lado avesso do tecido, com o arame no meio da dobra. Puxe o tecido para baixo e costure-o na parte inferior da cúpula da mesma maneira.

  4. 4

    Faça a costura na cúpula, onde o material encontra o corpo, usando uma agulha e linha. Costure de dentro da cúpula e apare qualquer excesso de material com uma tesoura.

  5. 5

    Pinte a cúpula com tinta acrílica e um pincel se estiver usando a musselina para cobrir a peça. Isso fará com que a musselina encolha um pouco e fique mais justa na moldura.

O que você precisa?

  • Cortadores de arame
  • 2 tigelas de tamanhos diferentes
  • Fita métrica
  • Anilha metálica
  • Jornal
  • Cola epóxi
  • Musselina ou outro tecido
  • Tesoura
  • Agulha
  • Linha
  • Tinta acrílica
  • Pincel

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível