×
Loading ...

Como fazer uma cúpula para abajur

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma cúpula dá mais cor e estilo a um abajur, realça os móveis ao redor e cria uma atmosfera com iluminação indireta. Elas podem ser encontradas em diferentes formatos, estilos, tecidos e materiais. Fazer uma cúpula do zero requer um pouco de concentração e pesquisa, mas possibilita que ela seja personalizada da maneira que desejar, para que combine com o resto da decoração. Com apenas alguns materiais é possível fazer um abajur em duas ou três horas.

Instruções

Abajures tornam um cômodo mais aconchegante (Kimberly Nedrow/Demand Media)

    Faça a estrutura da cúpula

  1. Desfaça os cabides de arame, deixando-os retos para utilizá-los na estrutura.

    Loading...
    Desentorte os cabides (Kimberly Nedrow/Demand Media)
  2. Determine o diâmetro da base da cúpula. É possível usar uma cúpula antiga como guia ou desenhar vários círculos de diâmetro diferentes em um pedaço de papel. Recorte os círculos e segure cada um deles sobre a lâmpada do abajur, para escolher o melhor diâmetro para a base.

    Use uma cúpula antiga como guia (Kimberly Nedrow/Demand Media)
  3. Determine o diâmetro da parte de cima da cúpula e desenhe-a em um pedaço de papel. Para fazer uma cúpula de formato cilíndrico, use círculos de diâmetros iguais em ambas as partes, caso queira uma cúpula mais angular, use um círculo menor na parte de cima e um maior na parte de baixo. Recorte um molde do tamanho escolhido.

    Recorte os moldes (Kimberly Nedrow/Demand Media)
  4. Usando os moldes feitos anteriormente como guias, faça dois círculos com os arames dos cabides para formar a estrutura superior e inferior da cúpula do abajur. Use um pedaço de arame para cada uma delas. Curve o arame até formar um círculo e prenda as pontas torcendo-as com o alicate. Corte o excesso de arame com um alicate de corte.

    Use um alicate para moldar o arame (Kimberly Nedrow/Demand Media)
  5. Calcule a distância desejada entre a parte de cima e a parte de baixo da cúpula. Segure os círculos de arame feitos anteriormente para visualizar melhor a distância ideal. A cúpula deve ultrapassar a lâmpada do abajur pelo menos 5 cm para cima e para baixo, para que a luz seja difundida mais suavemente.

    Meça a distância entre os círculos (Kimberly Nedrow/Demand Media)
  6. Corte aproximadamente dez pedaços de arame na medida do comprimento escolhido para a cúpula, mais 10 cm. Os 10 cm a mais serão usados para prender esses pedaços aos círculos de arame.

    Acrescente 10 cm à medida do comprimento da cúpula (Kimberly Nedrow/Demand Media)
  7. Prenda cada um deles ao círculo superior da cúpula. Com a ajuda do alicate, enrole 5 cm da ponta de cada um ao redor do círculo, duas ou três vezes, e aperte bem a ponta. Posicione os arames ao redor do círculo de maneira que a distância entre eles seja a mesma. Faça o mesmo com o círculo da parte inferior da cúpula.

    Prenda os arames aos círculos (Kimberly Nedrow/Demand Media)

    Forre a cúpula

  1. Meça a distância entre cada um dos arames verticais com uma fita métrica.

    Meça a distância entre os arames (Kimberly Nedrow/Demand Media)
  2. Recorte tiras de tecido dessa mesma largura e da mesma altura da cúpula, acrescentando 2,5 cm nessa e 1,5 cm naquela.

    Recorte o tecido escolhido (Kimberly Nedrow/Demand Media)
  3. Dobre 5 mm das pontas do lado mais comprido, para fazer o acabamento. Passe cola quente no tecido para colar as partes dobradas.

    Use cola quente para prender as dobras (Kimberly Nedrow/Demand Media)
  4. Prenda as tiras de tecido na cúpula. Passe cola quente em um dos arames verticais da estrutura e pressione um dos lados da tira de tecido sobre ele. Deixe uma sobra de 6 mm de tecido tanto na parte superior quanto na inferior da cúpula. Passe cola quente no arame vertical adjacente e pressione o outro lado da tira de tecido nele.

    Cole o tecido na estrutura (Kimberly Nedrow/Demand Media)
  5. Passe cola quente na parte superior da estrutura, entre os dois arames verticais, e dobre a sobra de tecido sobre ele. Faça o mesmo com a parte inferior. Corte o excesso de tecido em ambas as extremidades.

    Cole as bordas do tecido (Kimberly Nedrow/Demand Media)
  6. Continue fixando as tiras de tecidos até que a cúpula fique completamente coberta.

    Cubra toda a cúpula (Kimberly Nedrow/Demand Media)
Loading...

Dicas

  • É possível usar fitas de cetim largas, ao invés de tecido, cortando-as no comprimento necessário e prendendo-as na estrutura da mesma maneira.

Aviso

  • Mantenha o abajur desplugado da tomada durante todo o processo.

O que você precisa

  • Dez a quinze cabides de arame
  • Fita métrica
  • Papel
  • Lápis
  • Alicate
  • Tecido
  • Pistola de cola quente

Referências

Loading ...
Loading ...