Mais
×

Cura para esporão ósseo

Atualizado em 17 abril, 2017

Os esporões ósseos (osteófitos) são saliências ósseas que se desenvolvem ao longo das bordas do osso. Elas são criadas por depósitos de cálcio, e a maioria dos esporões passam despercebidos. No entanto, alguns osteófitos friccionam-se contra os nervos, tecidos e ossos, causando dor crônica e limitação da amplitude do movimento de uma pessoa. Osteófitos podem ocorrer em qualquer pessoa, mas geralmente afetam quem tem 60 anos ou mais. No entanto, a cura dessa enfermidade é possível e pode ser alcançada em uma série de maneiras.

Osteófitos podem causar dor crônica e limitação do movimento em uma pessoa (Bone Spurs Commonly Affect the Spine; Microsoft.com)

Medicação

A Mayo Clinic informa que as drogas anti-inflamatórias não-esteroides (AINEs) são comumente usadas ​​no tratamento farmacêutico de osteófitos. A maioria dos casos menores de osteófitos podem ser curados com uma combinação de AINEs e relaxantes musculares prescritos por um médico. Muitas vezes isso é suficiente para reduzir efetivamente a inflamação e as coisas voltarem ao normal.

Injeções

Injeções de cortisona são uma forma favorável para tratar e até mesmo curar osteófitos. O site spine-​​health.com informa que injeções de cortisona oferecem um valor terapêutico em osteófitos que afetam a coluna vertebral ou causam dor irradiada. As injeções são dadas em torno do local do esporão, e pode ser necessário tomar injeções adicionais para deixar a pessoa completamente bem.

Fisioterapia

Às vezes, um paciente pode encontrar alívio de osteófitos dolorosos através da fisioterapia. A terapia é mais comumente feita em pacientes que sofrem de osteófitos em suas espinhas, porque essa população responde melhor a este tipo de tratamento. A Spine-health.com informa que a terapia é prestada pela tentativa de restaurar a força e a flexibilidade para o pescoço e costas.

Cirurgia

Em alguns casos, quando nenhum dos outros métodos funciona e o paciente está com limitações, é necessária uma cirurgia para curar o esporão. A cirurgia pode ser invasiva e exigir que o cirurgião abra a pele ao redor do local do esporão para removê-lo. No entanto, um método muito menos invasivo que pode ser feito é a artroscopia, o que normalmente requer menor tempo de cura depois. A remoção cirúrgica do esporão é o método ideal para pacientes com dor significativa.

Remédios fitoterápicos

A curcumina é um tipo de erva que apresentou ser eficaz aos osteófitos. Tomar cerca de 500 a 1000 mg desse suplemento tem demonstrado ser útil em aliviar osteófitos, assim como a cortisona. Para os casos muito leves de osteófitos, usar compressas quentes e um pano embebido em óleo de linhaça quente também foi descoberto ser útil. Finalmente, um dos melhores remédios à base de plantas é a utilização de DMSO (dimetilsulfóxido), que é um líquido incolor e ligeiramente oleoso. Massageie-o na pele em que está a espora. O site evitamins.com informa que a evidência sugere que o DMSO possui propriedades terapêuticas e é benéfico na redução da dor.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article