on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Curando dermatite úmida em cães com violeta genciana

Atualizado em 30 maio, 2018

A dermatite úmida deixa a vida do cão péssima. Ela é conhecida como eczema úmido e é caracterizada por lesões na pele que fazem com que o cão se coce, lamba e morda constantemente, em busca de alívio. Tome cuidado ao usar a violeta genciana pois ela mancha, então use roupas velhas durante a aplicação. Apesar da substância ajudar a aliviar a dermatite, sempre leve seu cão ao veterinário antes de começar qualquer tipo de tratamento, pois essas lesões podem infeccionar.

A violeta genciana ajuda no tratamento da dermatite úmida (Collie Dog on Dog Bed image by Janet Wall from Fotolia.com)

Dermatite úmida

A dermatite úmida aparece como lesões circulares na pele do cão, crescendo progressivamente conforme o animal tenta aliviar a coceira com os dentes, língua e unhas. O tamanho das lesões cresce rapidamente (é comum que aconteça em horas), conforme a bactéria se espalha. Se notar que seu cão está constantemente mordendo uma parte do corpo, procure por alguma lesão alarmante e dê o tratamento correto para seu alívio.

Loading...

Violeta genciana

Disponível em farmácias, a violeta genciana é uma substância antifúngica aplicada topicamente para tratar infecções da pele. A substância também é chamada de violeta cristal e violeta de Metila 10 B. Além de aliviar as infecções da pele, a violeta genciana serve como remédio para candidíase. A ingestão de grandes quantidades da substância pode ser cancerígena, por isso evite deixar o cão lamber o local da aplicação. Isso é mais fácil de falar do que fazer -- pode ser necessário utilizar um colar elisabetano.

Tratamento

Quando você perceber uma lesão de dermatite no cão, aja rapidamente para impedir que ela se espalhe. Corte ou raspe os pelos em volta da lesão e aplique um desinfetante como água oxigenada nela. Depois disso, borrife violeta genciana ou uma solução composta com a substância. Uma vantagem de usar essa substância é que você pode ver se o medicamento está cobrindo toda a lesão, devido à sua cor roxa.

Prognóstico

Aplique a violeta genciana frequentemente: nos primeiros dias passe de poucas em poucas horas e depois passe no mínimo duas vezes por dia, quando as lesões começarem a curar. O crescimento de novos pelos deve começar em cerca de dez dias do inicio do tratamento. Entretanto, se a dermatite continuar a crescer ou não melhorar em alguns dias, leve o cão a um veterinário para fazer outro tipo de tratamento. Ele pode aplicar uma injeção de cortisona ou prescrever antibióticos, se as lesões estiverem infeccionadas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...