Como curar apneia do sono naturalmente: remédios caseiros, dicas e truques

Escrito por danny vasquez Google | Traduzido por lucas schiavo
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Como curar apneia do sono naturalmente: remédios caseiros, dicas e truques
A apneia do sono é uma desordem potencialmente grave que interrompe o fluxo de oxigênio pelo corpo durante o sono (sleeping girl image by krysek from Fotolia.com)

A apneia do sono é uma desordem potencialmente grave que interrompe o fluxo de oxigênio pelo corpo durante o sono. Ela geralmente é provocada pelo relaxamento do tecido mole no fundo da garganta, causando um bloqueio. Às vezes, a apneia ocorre porque o cérebro não manda os sinais apropriados para os músculos que controlam a respiração. Alguns pacientes podem experimentar uma combinação dos dois. Embora haja equipamentos e cirurgia disponíveis e essas opções sejam viáveis para algumas pessoas, estudos recentes mostram que certos exercícios feitos em casa também podem ser tratamentos eficazes.

Nível de dificuldade:
Fácil

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O que você precisa?

  • Balão de borracha
  • Didjeridu

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Instruções

    Remédio caseiro

  1. 1

    Pratique exercícios de orofaringe e garganta. Na edição de fevereiro de 2009 da "The American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine", Geraldo Lorenzi Filho, doutorando pela Universidade de Medicina de São Paulo, Brasil, afirma que fazer exercícios de garganta diariamente pode reduzir os sintomas da apneia do sono em 39 %. Os pacientes relatam menos ronco e sono durante o dia e melhora na qualidade do sono em decorrência de exercícios feitos durante um estudo de três meses.

  2. 2

    Estimule o seu palato mole. Esse exercício da orofaringe e garganta é comumente praticado em sessões de fonoaudiologia e foi projetado para melhorar a funcionalidade e controle da respiração durante o sono. O exercício envolve o pronunciamento de uma vogal oral, de forma que o ar escape exclusivamente pela boca. Tente alternar e repetir continuamente essas vogais por três minutos todos os dias. Exemplos de vogais orais: "á", "â", "ê", "é", "i", "í", "ô", "ó" e "u".

  3. 3

    Faça exercícios de língua todos os dias durante três minutos. Escove as partes superiores e laterais da língua; coloque a ponta da língua na frente do palato e deslize-a para trás; force a língua para cima pressionando-a inteira contra o palato; e force a parte de trás da língua contra a parte inferior da boca enquanto mantém contato com a fileira de dentes inferiores.

  4. 4

    Pratique falar vogais abertas todos os dias por três minutos. Esse exercício envolve pronunciar as vogais enquanto respira pelo nariz e expira pela boca. Exemplos de palavras com vogais abertas são "amora" e "café".

  5. 5

    Encha um balão de borracha. Faça esse exercício orofaríngeo assentado. Encha o balão soprando profundamente cinco vezes sem tirar o balão da boca. Esse exercício de controle da respiração reforça o processo de fluxo de ar se movendo pelo seu nariz durante o sono, ajudando a evitar que o tecido mole da garganta relaxe, causando o problema.

    Dicas e truques

  1. 1

    Perca peso. A apneia do sono pode ser curada em alguns casos quando o paciente perde peso excessivo, retornando a um peso saudável.

  2. 2

    Durma de lado. Mantenha a posição de lado para evitar que a língua e o palato mole deslizem, causando um bloqueio de ar.

  3. 3

    Evite beber à noite. Evite álcool e pílulas para dormir, pois eles tendem a relaxar os músculos da garganta, o que pode interferir no seu ritmo de respiração.

  4. 4

    Mastigue os alimentos dos dois lados de sua boca. Ao comer, pratique alternar os lados da mastigação ou mastigar com os dois lados de uma vez. Mantenha a língua no palato e tente não abrir a boca enquanto mastiga. Essa técnica visa reforçar a funcionalidade e o movimento da língua e mandíbula, o que pode ajudar a reduzir os sintomas de apneia.

  5. 5

    Toque o didjeridu. De acordo com um estudo feito em 2005 por um time de médicos suíços em Zurique, tocar didjeridu durante seis dias por semana, durante 25 minutos, reduz a apneia do sono moderada. As ocorrências foram reduzidas significativamente após quatro meses, o que pode ser atribuído a músculos mais fortes do tecido mole, como a úvula, tonsila e língua.

    Como curar apneia do sono naturalmente: remédios caseiros, dicas e truques
    Para iniciantes, os didjeridu de acrílicos são mais fáceis de aprender do que os convencionais de madeira (didgeridoo image by Vladislav Gajic from Fotolia.com)

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