Mais
×

Como curar carne em casa?

Atualizado em 17 abril, 2017

Curar carne é uma excelente maneira de fazer com que ela dure mais. Isso também adiciona um sabor rico. A carne pode ser curada com fumaça, secando ou com sal. Curar a carne em sal é um dos métodos mais fáceis e que coloca mais sabor na carne. Até o final do século XVII, esse era o método mais utilizado para armazenar e preservar a carne, pois ele evita que as bactérias cresçam e remove a umidade.

Instruções

Esfregue a carne de porco cuidadosamente para que fique curada de forma correta (preparing pork chops image by Roslen Mack from Fotolia.com)
  1. Coloque a carne sobre a tábua. Esfregue o sal cuidadosamente sobre ela, certificando-se de cobrir todas as partes.

  2. Coloque a carne em um cooler grande e deixe-o em algum lugar frio, como em uma garagem.

  3. Remova a carne e esvazie o cooler 24 horas depois de passar o sal, a água terá sido absorvida da carne pelo sal. Coloque a carne de volta no cooler e repita o processo todos os dias.

  4. Cure a carne por até duas semanas, dependendo do nível de sal que você deseja no sabor. Quando remover pela última vez do cooler, deixe a carne de molho em água por duas horas. Escorra a água após esse processo. Logo após, deixe de molho em mais água limpa por mais uma hora.

  5. Deixe que a carne seque até que uma película (uma camada de proteína protetora) tenha formado-se no lado de fora da carne. A carne pode ser tanto cozida quanto defumada.

Dicas

  • Sempre guarde a carne em um local frio e seco. Isso fará com que ela dure mais.

Aviso

  • Utilize métodos como secar e defumar quando quiser curar a carne para aqueles com problemas de pressão sanguínea que precisam evitar o sal.

O que você precisa

  • Carne (de preferência lombo de porco)
  • Tábua grande de carne
  • 2 kg de sal
  • Cooler grande
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article