×
Loading ...

Como curar um corte na almofada da pata do seu gato

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As almofadas são aquelas partes grossas de pele nas solas das patas de um gato. Cada pata tem sete almofadas que absorvem o impacto, protegem-nas de lesões e ajudam na escalada. Embora os gatos domésticos sejam menos suscetíveis a lesões causadas ao ar livre, como brigas com outros animais e quedas, eles ainda podem ferir suas patas. Na maioria dos casos, essas feridas podem ser tratadas em casa. Observar seu gato permitirá que você saiba se e quando seu felino precisa de atenção médica profissional.

Instruções

As lesões na pata podem ser extremamente dolorosas para o seu gato (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)
  1. Lave a pata com água morna e retire, com cuidado, quaisquer sujeira, detritos ou sangue da ferida. Evite o uso de panos ou toalhas de papel para limpar a ferida, já que isso pode deixar pequenas partículas para trás.

    Loading...
  2. Verifique se há objetos estranhos alojados na ferida. Os gatos frequentemente ferem suas patas no vidro quebrado. Se você perceber lascas de vidro ou outros detritos, use uma pinça para arrancar o objeto estranho da ferida. Se o objeto está alojado de forma profunda na pata, não tente removê-lo sozinho e contate um veterinário.

  3. Inspecione a ferida. Se houver pele solta ao redor do ferimento, um sangramento que dure mais do que alguns minutos ou alguma estrutura interna visível, chame um veterinário.

  4. Aplique uma pomada com antibiótico na ferida e ponha um colar elizabetano no felino. Isso impedirá que ele lamba a ferida até que ela fique sem proteção alguma ou infeccione. Esses colares geralmente podem ser encontrados em uma loja de animais ou on-line.

  5. Lave a ferida e reaplique a pomada antibiótica diariamente. Se a ferida inchar, parecer estar ficando pior ou possuir um odor fétido, pode ser que ela esteja infectada. Contate um veterinário, ele provavelmente prescreverá antibióticos orais.

Loading...

O que você precisa

  • Pinça
  • Pomada antibiótica
  • Colar elizabetano

Referências

Loading ...
Loading ...