Mais
×

Como curar e evitar a pele rachada em torno das unhas

Atualizada April 17, 2017

As cutículas, nome dado à pele ao redor das unhas, protegem as unhas de infecções, e manter a saúde desta região é um componente essencial para se ter mãos saudáveis e atraentes. A hidratação pode ser um meio de melhorar e de curar às cutículas secas e rachadas e, por isso, tome medidas diárias para manter a saúde geral e para melhorar a aparência das cutículas, evitando práticas que possam danificá-las. Consulte um médico sobre qualquer suspeita de infecções ou pele seca que não respondam à hidratação.

Instruções

Preste atenção na saúde de suas unhas (Pixland/Pixland/Getty Images)
  1. Veja a saúde da cutícula como uma extensão do bem-estar geral. Tome diariamente um multivitamínico e beba muita água para manter a saúde. Contate imediatamente o seu médico se houver qualquer alteração repentina nas cutículas, especialmente descolorações significativas que possam sinalizar maiores problemas de saúde.

  2. Hidrate sempre as mãos, especialmente em climas secos e durante o inverno, usando um hidratante natural, como manteiga de karité ou vitamina E, de duas a três vezes ao dia, segundo a recomendação da podóloga Carolyn Siegal. Mãos muito secas podem requerer uma hidratação noturna com a aplicação de hidratante e o uso de luvas para manter a umidade.

  3. Hidrate as mãos após o contato com sabão ou outras substâncias que ressequem a pele — até os sabonetes podem ressecar a pele ao redor das unhas. Tenha sempre um sabonete hidratante para as mãos para evitar o uso de sabões ásperos, lembrando-se de usar luvas ao lavar louças para proteger as unhas de detergente ou produtos químicos de limpeza usados em casa.

  4. Evite usar aparadores de cutícula, que podem rasgar a pele e causar infecções nas unhas, e sempre hidrate as mãos para suavizar a pele antes de removê-las, empurrando-as suavemente para trás com o auxílio de uma espátula de manicure.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article