Como curar o medo de falar em público

Escrito por derek king | Traduzido por aline ferreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como curar o medo de falar em público
Prepare-se antes de uma palestra para aumentar seu nível de confiança (lorente-04 image by Paco Ayala from Fotolia.com)

Se você já passou pelo ensino médio ou trabalha, há grande chance de ter participado ou escutado uma palestra. O medo de falar em público é comum. Além disso, falar em público parece ser um ritual de passagem inevitável no trabalho, na escola ou entre amigos. Superar seu medo de dar palestras é um processo contínuo: preparação e confiança levam tempo para serem construídas para superar o medo de falar em público.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Fichas

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Prepare-se muito bem antes de sua palestra. Crie uma linha de fundo que especifique todas as informações que você apresentará à audiência. Use cartões com sugestões que denotem informações-chave às quais você pode se referir durante a palestra, em caso de precisar de um alerta para continuar.

    Pesquise também sua audiência e o evento antes de discursar. Dependendo das circunstâncias, o evento pode ser formal, requerendo atenção extra a detalhes, ou pode ser uma palestra mais informal, com indivíduos não muito preocupados com estatísticas e dados analíticos. Entender a audiência previamente permitirá que você se prepare de modo mais eficaz antes de sua palestra.

    Visite o local de sua palestra com alguns dias de antecedência. Fazer isso permite que você tenha ideia da proximidade que terá da platéia, de onde colocar os equipamentos, como microfones e laptops, para a apresentação, e de quanto espaço terá para se mover livremente.

  2. 2

    Pratique exaustivamente antes de seu discurso. Ensaie o discurso real várias vezes. Fazer isso cria confiança em conhecer o material, aliviando o stress. Ensaie no espelho com fichas para construir a confiança em falar e imite o contato com os olhos que você vai fazer com o público. Depois de ficar mais confortável, pratique na frente de amigos de confiança. Eles vão lhe dar conselhos inestimáveis ​​e dicas para usar em seu discurso. Remeta às ferramentas de apresentação que você pode usar durante o discurso e aclimate-se a usá-las enquanto pratica.

  3. 3

    Desenvolva um plano b, caso surja algum problema durante a palestra. Independentemente do quão bem preparado você estiver, erros acontecem. Tropeçar em palavras, especialmente quando se está nervoso, é possível, assim como o "branco" ocasional, quando se torna impossível lembrar qualquer coisa. Em caso de uma situação similar aconteça com você, remeta-se a suas fichas para voltar à linha de raciocínio durante o discurso. Tome alguns segundos para respirar profundamente e se acalmar antes de começar a falar de novo.

  4. 4

    Reduza o medo de sua platéia antes de discursar. Antes de palestrar, visualize sua audiência para ser tão cuidadoso e preocupado como foi com seus amigos enquanto praticava. Escolha um rosto amigável previamente e olhe para ele ocasionalmente quando fizer contato visual com a platéia. Se olhar para sua platéia durante a palestra for muito assustador, olhe para uma área comum atrás dos ouvintes como forma de fazer contato visual. Se tiver que responder perguntas após a palestra, apenas responda questões que estiver seguro para responder. Peça aos indivíduos com questões difíceis para encontrá-lo depois da apresentação para discutir o assunto mais a fundo.

  5. 5

    Relaxe. Deixe alguns minutos antes da palestra para respirar profundamente e se assegurar de que está preparado por completo. Quando for chamado para falar, leve alguns segundos para se refazer. Quando estiver mentalmente pronto, comece sua palestra.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível