Mais
×

Como curar a sensação de queimação no estômago

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Sensação de queimação pode indicar diferentes problemas de digestão. Os problemas mais comuns associados à queimação no estômago são indigestão, refluxo ácido, gases e úlcera. A prescrição de remédios ajuda a prevenir e curar essa sensação, mas, se a dor aparecer durante a noite ou no final de semana, é necessário saber quais remédios caseiros podem ajudar, até que seja possível consultar um médico.

Instruções

Queimação no estômago possui várias causas (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  1. Tente descobrir a causa da queimação. Pense sobre os alimentos que ingeriu durante o dia, os líquidos que bebeu ou se pulou algumas refeições, o que também pode causar essa sensação no estômago.

  2. Tome um medicamento forte, de venda livre, para refluxo ácido. Anteriormente, o remédio Prisolec só estava disponível para compra com prescrição. Agora, está disponível em qualquer farmácia ou loja que venda medicamentos. Esse remédio ajuda a reduzir a quantidade de ácido no estômago, o que reduz a sensação de queimação.

  3. Ajude a curar a queimação causada por uma úlcera, tomando uma pílula de anti-ácido e descansando. As pessoas costumavam tomar leite para úlcera, mas pesquisas recentes mostram que este líquido aumenta a quantidade de ácidos gástricos liberados no estômago. Se quiser tomar leite para aliviar a sensação, beba em pequenas quantidades para melhores resultados.

  4. Arrote repetidamente se a sensação decorre de acúmulo de gases no estômago. Pode-se descobrir se a queimação vem do acúmulo de gases se, ao arrotar, a dor diminui. Para alívio adicional, massageie o estômago entre o umbigo e o osso esterno, o que fará com que os gases sejam liberados.

  5. Se a sensação é porque você não comeu uma refeição completa por mais de 6 horas, mordisque alimentos leves, como arroz ou bolachas de água e sal. O estômago trabalha em horas extras para digerir alimentos que não estão nele, o que causa a queimação. Comidas leves ajudam a neutralizar os ácidos digestivos.

  6. Faça uma caneca de chá quente de tomilho e beba de estômago vazio. Encha a caneca com água fervente e adicione cerca de 1 colher de sopa de tomilho seco. Cubra-a e deixe em infusão por 10 minutos. Em seguida, escorra o tomilho e beba o chá.

Dicas

  • Experimente mascar sementes de romã quando sentir que o estômago está queimando. Adicione um pouco de açúcar ou sal e pimenta, pois as sementes tem um gosto levemente amargo quando mastigadas.

O que você precisa

  • Medicação para refluxo ácido
  • Anti-ácido
  • Biscoitos de água e sal ou arroz
  • Tomilho seco
  • Água fervente
  • Caneca
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article