Mais
×

Como curar uma tábua de cortar carne

As tábuas de cortar carne são úteis como utensílio de cozinha, pois fornecem uma superfície para que se possa cortar e preparar o alimento sem danificar o tampo do móvel. A madeira é um elemento natural e como tal, tem a natureza muito porosa. Os sucos e outras substâncias que mancham, derivadas dos alimentos, são rapidamente absorvidas pela madeira, quando a superfície não está preparada de forma apropriada. Proteja a sua tábua de cortar carne contra cheiros e um potencial crescimento de bactérias ao curar sua superfície regularmente.

Instruções

Uma tábua de cortar carne curada é melhor protegida contra manchas, odores e bactérias (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Molhe uma esponja e adicione duas gotas de detergente para louças. Esfregue todos os lados da tábua de cortar carne para limpar a madeira e remover as manchas.

    Uma esponja limpa a tábua de cortar carne sem riscar a superfície (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  2. Enxágue com água morna para retirar o sabão e a sujeira. Com um pano limpo, bata levemente na tábua para secá-la.

  3. Coloque vinagre branco em um pano limpo até que ele fique molhado. Esfregue a tábua de cortar carne com o pano com vinagre para desinfetá-la. Absorva o excesso de vinagre com um pano antes de deixar a madeira secar ao ar por algumas horas.

  4. Aqueça 1/4 de xícara de óleo mineral no micro-ondas por 30 segundos. Regue a superfície da tábua de cortar carne com o óleo, depois, use um pano macio para limpar o óleo da sua superfície, movendo-o na direção das fibras da madeira. Espere entre 30 a 60 minutos para que o óleo seja absorvido.

  5. Aplique três ou mais camadas de óleo mineral para curar a tábua de cortar carne. Quando a última camada for aplicada, espere entre seis e oito horas para a madeira absorver o óleo. Limpe todo o óleo remanescente usando um pano limpo e depois guarde a tábua em um local seco.

Dicas

  • Substitua a cera de abelhas, óleo de amêndoa ou de noz, pelo óleo mineral.
  • Cure a sua tábua de cortar carne uma vez por mês se ela é usada com frequência. Isso irá evitar que a madeira absorva as bactérias e manche.
  • Lave e desinfete a tábua de cortar carte depois de cada uso. Mantenha por perto uma garrafa spray com vinagre branco para desinfetá-la facilmente.

O que você precisa

  • Esponja
  • Detergente para louças
  • Panos limpos
  • Vinagre branco
  • Tigela
  • Óleo mineral
  • Toalha de papel
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article