Como curar a tensão nervosa

Escrito por jamila daniel | Traduzido por samuel silva
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Como curar a tensão nervosa
Existem várias maneiras de aliviar a tensão nervosa (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Existe uma série de situações que podem causar nervosismo ou ansiedade — como um grande exame escolar, uma apresentação de trabalho, o desempenho artístico ou até mesmo uma ocasião feliz como um casamento. Se você já é vítima da sensação de opressão ou insegurança sobre um evento ou uma tarefa que quase o paralisa, ficará feliz em saber que existem alguns remédios e técnicas naturais simples disponíveis para ajudar a aliviar a tensão nervosa.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Técnicas de respiração
  • Suplementos de ervas
  • Sais de banho
  • Velas de aromaterapia

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Instruções

    Maneiras de curar a tensão nervosa

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    "Respire fundo" tornou-se um clichê, mas ajuda a acalmar os nervos. Há uma técnica de respiração chamada de "lança fogo", e ela requer que você respire primeiro com a boca aberta e, em seguida, através de seu nariz. Embora possa experimentar uma leve tontura depois, você geralmente sente que tem muito mais energia. Uma investigação clínica demonstrou que os exercícios respiratórios, como esses, podem ter efeitos imediatos, alterando os valores de pH do sangue ou reduzindo a pressão sanguínea.

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    A dieta e o exercício físico também podem ajudar a longo prazo. Um estilo de vida que ajuda o cérebro a produzir suas próprias substâncias químicas de bem-estar — como a dopamina — ajudará a diminuir a tensão e a ansiedade. Começar a praticar muitos exercícios regulares, como yoga ou spinning, assim como receber o ar fresco e a luz do sol adequadas, são meios para alcançar um aumento de dopamina.

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    Existe uma série de suplementos que você pode adicionar à sua dieta e que ajudarão a diminuir a tensão nervosa, também. A maioria desses remédios funcionam à base de ervas, apoiando o funcionamento saudável do cérebro e do sistema nervoso através de ingredientes não narcóticos, como a raiz da acteia de bagas negras, a raiz da valeriana, a da cimicifuga racemosa, a de inhame selvagem, a flor do lúpulo, a erva do maracujá, a erva solidéu, flores de camomila e a erva-mate. Alguns tentam incluir uma fórmula calmante para os nervos, a erva-de-são-joão e a uma mistura para aliviar os nervos. Ingerir boas quantidades de frutas frescas, legumes e alimentos integrais, como pão, cereais e massas também é aconselhável. A meditação, um exercício mental que ajuda a centrar a sua mente, é adicionalmente útil. Sempre verifique com um médico antes de adicionar suplementos à sua dieta.

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    Algumas pessoas acham que um banho relaxante, com bolhas e velas de aromaterapia, pode acalmar seus nervos. Caso esteja estressado, massagens em um spa também são uma maneira deliciosa de aliviar a tensão causada pelos nervos. Longas caminhadas, seja no parque, na praia ou nas ruas da cidade, às vezes também podem ajudar a aliviar a tensão nervosa comum.

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    A preparação faz toda a diferença quando se trata de evitar os nervos. Quanto mais confiante e equipado você estiver para lidar com qualquer situação, melhor reagirá a elas. Não deixe tarefas como estudar para uma prova ou escrever seus votos de casamento para o último minuto. Uma dica para combater os nervos antes de um discurso é memorizar as três primeiras frases, desta forma, você estará diante de um forte ponto de partida, o que lhe dará a confiança necessária para falar sobre o assunto, mesmo que você não tenha memorizado o discurso inteiro.

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