Devo beber muita água após vomitar?

Beber muita água após vomitar pode causar ainda mais vômitos

Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

Vômitos podem ser causados por doenças sérias ou podem ocorrer como efeitos colaterais de uma condição ou tratamento médicos. Beber muita água ou qualquer outro fluido após vomitar pode causar ainda mais vômitos. Apesar de vômitos não serem prejudiciais, eles podem levar à desidratação, que é potencialmente perigosa, especialmente em crianças e adultos mais velhos.

Como se hidratar após vomitar

Coma lascas de gelo depois de vomitar para repor fluidos lentamente

Comstock/Comstock/Getty Images

Não beba fluidos por uma ou duas horas após vomitar. Se a sua boca ficar seca, ou se estiver com um gosto ruim, você pode chupar lascas de gelo ou enxaguar sua boca com água. Por uma ou duas horas após vomitar, e até que a náusea diminua, comece a se hidratar lentamente. Beba fluidos transparentes a cada 15 minutos, com pequenos goles, por 3 a 4 horas. Se você começar a vomitar novamente, reinicie o processo de hidratação do começo.

Fluidos aceitáveis após vômitos

Evite leite, cafeína, sucos cítricos e álcool depois de vomitar

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Depois de vomitar, beba fluidos transparentes que não contenham cafeína ou álcool. É aceitável beber água ou líquidos que contenham açúcar. Schweppes, sucos de frutas, bebidas esportivas e caldos claros são fluidos aceitáveis. Não beba sucos de frutas ácidas, como suco de laranja ou limonada. Você também pode tomar picolés ou gelatinas. Evite beber leite ou líquidos com gordura. Se os vômitos são acompanhados por diarreia, limite as bebidas adoçadas, que podem piorá-la. Ao invés, escolha produtos formulados especialmente para repor eletrólitos, que estão disponíveis em líquidos e picolés.

Quando consultar um médico

Observe crianças de perto por sinais de desidratação após o vômito

BananaStock/BananaStock/Getty Images

Em alguns casos, você mesmo pode tratar de vômitos. Porém, em outros, você pode precisar da consulta de um médico. Desidratação pode ser causada pela perda de fluidos durante o vômito, inabilidade de beber fluidos ou uma combinação de ambos. Crianças e adultos mais velhos estão em maior risco de desidratar-se após vomitar. Porque crianças podem não ser capazes de comunicar seus sintomas a você, observe-as com cuidado por sinais de desidratação. Eles incluem boca seca, coração acelerado, olhos afundados, falta de lágrimas, tontura e letargia.

Urinar menos do que uma vez a cada oito horas também é um sinal de desidratação. Consulte um médico se você suspeitar desidratação ou se sua náusea e vômitos durarem mais que 24 horas. Crianças precisam consultar um médico se estiverem vomitando por mais de 12 horas. Consulte-o de imediato se uma criança tiver uma ataque sério de vômito; a desidratação pode acontecer muito rápido com elas.

Outros sintomas sérios como vômitos com sangue ou acompanhados por dor abdominal justificam a visita ao médico.

Comer após vomitar

Espere pelo menos 12 horas após vomitar para comer alimentos sólidos

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Espere pelo menos 12 horas após vomitar para comer alimentos sólidos. Comece com pequenas quantidade de biscoitos, torrada seca, pretzels, bananas, arroz branco, batatas simples ou purê de maçã. Coma somente alimentos suaves, evitando comidas apimentadas ou gordurosas.

Evite também frutas e legumes crus se o vômito for acompanhado por diarreia. Pare de comer se o vômito ou náusea voltarem.

eHow Brasil
×