Curas para ansiedade em labradores

Escrito por maura wolf | Traduzido por daniel tamayo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Curas para ansiedade em labradores
Ansiedade de separação em labradores (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Os labradores são cachorros de companhia que ficam muito estressados se deixados sozinhos, especialmente por longos períodos. Eles são classificados com uma das raças que mais sofrem de ansiedade de separação. A ansiedade pode ser devastadora tanto para o cão quanto para o dono, e é uma das principais razões para o cão ser severamente punido, negligenciado, trocado ou levado para abrigos de animais.

Outras pessoas estão lendo

Ansiedade de separação

A ansiedade da separação em cães é uma reação neurológica à separação da pessoa pela qual o cão está ligado. Sinais de ansiedade canina incluem uivar, latir, chorar, urinar ou defecar em local inapropriado, depressão, lambeção obsessiva, respiração ofegante, baba, comportamento destrutivo, escavar, arranhar, destruir portas e paredes, assim como um comportamento de fuga, inclusiva quebrar as portas e pular as janelas.

Outros tipos de ansiedade

Medo de barulhos altos, como fogos de artifício e trovões, é outra fobia comum dos cães, mais frequente em labradores, golden retrievers, pastores alemães, basset hound, huskies e misturas dessas raças.

Ansiedade de estranhos e situacional

O cio pode fazer com que alguns labradores fiquem propensos à ansiedade, fobias e acanhamento. Um histórico de trauma, abuso ou abandono pode fazer com que ele desenvolva problemas sérios de ansiedade. Se o cão teve uma experiência aterrorizante que não foi bem resolvida, pode desenvolver uma fobia em relação a uma pessoa, situação ou objeto. A ansiedade ou medo pode levar a um comportamento subserviente em alguns labradores, e medo de morder em outros.

Tratamento

Seu veterinário deve conduzir um histórico completo e um exame físico para descobrir outros problemas médico. Quando a ansiedade de separação for confirmada, várias opções de tratamento estão disponíveis.

O tratamento bem sucedido da ansiedade canina envolve intervenções médicas, naturais e comportamentais. Como o cão com ansiedade está sofrendo e pode se machucar, um tratamento rápido é essencial.

Um labrador ansioso pode fazer com que o dono perca a paciência e fique frustrado ou zangado, mas a punição irá aumentar o estresse e ansiedade do cão, piorando as coisas.

Intervenção médica

Dependendo da severidade da ansiedade do seu labrador, o veterinário pode recomendar tratamento farmacêutico como clomipramina, fluoxetina (Prozac®) ou amitriptilina (Elavil®) e Valium. Não tente tratar o cão com seus próprios remédios ou medicamentos que não precisem de prescrição médica.

Remédios naturais

Abordagens naturais para tratar a ansiedade canina incluem remédios de ervas como Tranquility Blend, Rescue Remedy, raiz de valeriana e melatonina, um remédio para insônia recomendado pelo Dr. Nicolas Dodman, veterinário da Thunder & Noise Phobias.

Quando uma substância chamada DAP (Ferormônio Apaziguador de Cães) é colocada em um difusor elétrico conectado a uma tomada, feromônios caninos parecidos com os produzidos por cadelas lactantes são liberados no ar e podem diminuir a ansiedade e o comportamento estressado nos cães.

Tratamento comportamental

Os métodos para aliviar o estresse incluem treinamento para ensinar o cão a aceitar uma casinha ou local onde ele ficará, fornecendo uma área segura onde ele pode se esconder, e aulas de obediência que melhoram a confiança, permitem a socialização e ajudam o cão a se sentir mais no controle.

Técnicas de modificação do comportamento, como deixar a casa por pequenos intervalos e lentamente aumentar o tempo fora, irão ajudar seu cachorro a ficar mais acostumado a estar sozinho. Seja consistente e ofereça recompensas e comida. Dê algo especial para seu labrador, guardado para as horas em que você for sair, como uma comida congelada para que ele faça algo divertido.

Conforto

De acordo com o veterinário Marty Becker, "cadelas mães controlam e confortam seus filhotes colocando pressão no meio do focinho ou atrás das orelhas. Você pode mimetizar isso usando uma coleira especial, que alguns cães acham confortável durante as tempestades ou fogos-de-artifício. Você pode comprar faixas para ansiedade (Anxiety Wraps) ou fazê-las em casa, pois é comprovado que elas acalmam os cães fornecendo uma sensação de estarem seguros e abraçados".

Cães assustados geralmente procuram locais pequenos, fechados. A Dra. Myrna Milani, veterinária e autora do "Dog Smart", recomenda "abrir um saco de dormir perto do local favorito do seu cão, de forma que ele possa entrar nele e se esconder. Se ele tiver seu cheiro, isso dará um conforto adicional".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível