Curas para ferrugem da folha de morango

Escrito por liz tomas | Traduzido por alexandre girardi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Curas para ferrugem da folha de morango
Pare a ferrugem da folha de morango utilizando-se de plantas resistentes e usando fungicidas (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

A ferrugem da folha de morango se deve a um fungo que cresce em suas folhas, manifestando-se com manchas escuras. Este fungo raramente traz danos à fruta, a menos que seja grave, o que não ocorre frequentemente. Há vários tratamentos que podem ser usados para remover a ferrugem das folhas. Contudo, você precisa de um tratamento preventivo, já que as plantas infectadas podem não mostrar que estão doentes até um ano antes da infecção, pois o fungo vai hibernar em folhas velhas.

Outras pessoas estão lendo

Plantas resistentes

Mude as plantas de morango que você cultiva por aquelas que são resistentes à ferrugem de folhas. Muitos pés de morango são resistentes, apesar de muitos produtores terem escolhido não plantar estritamente estas por propósitos cosméticos. Se você tem folhas com ferrugem todo ano, plantar pés de morango resistentes irá reduzir a necessidade de tratamento e manutenção constante destes pés. Alguns novos pés resistentes incluem o Quebec, Oka e Chambly. Certifique-se de que todas as novas plantas são certificadas de um viveiro livre de doença.

Fungicidas

Muitos fungicidas podem ser usados para remover o fungo causador da ferrugem de folhas. Certifique-se de que você apenas aplicará o necessário, já que a aplicação excessiva pode resultar em um fungo resistente, que não será mais morto por este fungicida. Muitos destes produtos recomendados para ferrugem de folhas incluem cobre, dodina, folpete e captana. Tenha certeza de espalhar por cima e por baixo das plantas, já que o fungicida pode apenas penetrar pelas laterais das folhas. Portanto, aplicar somente sobre as plantas é ineficaz.

Plantar

Tome medidas quando estiver plantando para remover qualquer folha com ferrugem das plantas antes que ela adentre o campo de morangos. Remova quaisquer folhas que apresentem sinais de ferrugem antes de plantar. Assegure-se de que as plantas estejam em áreas de boa circulação e de solo bem drenado, já que este fungo gosta de água. Se não houver muita umidade, o fungo não irá se desenvolver. Você deve checar também as plantas após a colheita de morangos e remover qualquer folha infectada. Isto irá prevenir a reinfecção no ano seguinte.

Efeito guarda-chuva

O efeito guarda-chuva concerne ao processo de proteção das folhas de morango jovens da ferrugem até que não possam mais resistir. Estas folhas livres de doença irão proteger qualquer nova folha que seja suscetível. A pulverização é aplicada por um período normalmente de cerca de 15 dias. Portanto, o novo crescimento, na parte superior da planta do morango, irá agir como um guarda-chuva e proteger quaisquer folhas abaixo, reduzindo a quantidade de fungicida que é necessária e a quantidade de ferrugem que ocorre nas folhas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível