Curas para o medo de voar

Escrito por chad buleen | Traduzido por luiz cezar guimarães júnior
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

É natural ter medo de voar. Mesmo que muita atenção seja dada à acidentes de avião e outros acidentes aéreos, o fato é que as chances de se estar em um acidente de avião são muito improváveis. Quanto melhor você entender isso, mais fácil será para curar o seu medo de voar.

Outras pessoas estão lendo

Estatísticas

Compreenda qual o risco real que você sofre ao andar de avião. Arnold Barnett, um especialista em estatísticas de segurança da aviação, afirma que se uma pessoa andasse de avião todos os dias, levaria 19.000 anos antes de ela se envolver em um acidente de avião fatal, isso baseado na frequência com que acidentes de avião acontecem. Com base nas probabilidades matemáticas de acidentes no passado, simplesmente não há uma grande probabilidade de se estar em um avião que caia. De acordo com um estudo publicado no USA Today, uma pessoa está 261 vezes mais segura voando de Los Angeles para Nova York do que indo de carro.

No período de 1988 a 2008, houveram um total de 29 acidentes aéreos fatais em grandes companhias aéreas comerciais. Durante esse mesmo período, houveram um total de 130 milhões de voos nos Estados Unidos.

Apesar do que dizem essas estatísticas, elas não são de muita ajuda para deixar uma pessoa à vontade antes de voar. Isso é verdade devido ao fato de que o medo de voar não é um medo racional, mas emocional. Além do que dizem as estatísticas e de entender o pequeno risco de se envolver em um acidente de avião, há outras coisas que as pessoas podem fazer para ajudar a curar o medo de voar.

Dicas

Relaxe por meio de técnicas de meditação. Isso pode ser feito ouvindo músicas relaxantes e respirando profundamente durante um voo, bem como ficar sentado no aeroporto antes de embarcar. Você também pode procurar ajuda profissional. Se para cumprir responsabilidades pessoais ou profissionais seja importante para você enfrentar esse medo de avião, ingressar em um grupo de autoajuda ou consultar um terapeuta talvez valha a pena.

Algumas pessoas ingerem bebida alcoólica antes de um voo, por pensarem que isso as ajudará a relaxar enquanto estiverem no avião. A bebida alcoólica não é aconselhável, pois ela não faz nada para curar o medo de voar, simplesmente atenua os sentidos de uma pessoa. Porém, ela também poderia fazer o oposto e deixar a pessoa mais irracional sobre o medo de voar. Se você ingerir muita bebida antes de um voo, é possível que sua entrada no avião não seja autorizada.

Quando possível, faça voos diretos. Já que a maioria dos acidentes acontecem durante a decolagem ou o pouso, um voo sem escalas diminui o número de pousos e decolagens envolvidas durante uma viagem. Uma garantia de segurança é voar em aviões que são mais novos e com capacidade para mais de trinta passageiros. Os aviões maiores e mais novos devem cumprir critérios cada vez mais rigorosos antes de poderem ser usados.

Ao escolher um voo internacional, escolha uma companhia que baseie-se em países como os Estados Unidos, Canadá, Grã-Bretanha ou na Europa Ocidental. Esses países tendem a ter normais mais rigorosas de segurança para voos. As companhias aéreas da Ásia tendem a ter uma maior taxa de acidentes quando comparadas com companhias de outras partes do mundo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível