Mais
×

Como usar curativo hidrocolóide

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Curativos hidrocoloides são ataduras ou cobertores de feridas que contêm um agente formador de gel, como a gelatina. Os agentes de gel são usualmente combinados com uma espuma ou filme de poliuretano para criar uma barreira a prova de água, de bactéria e de oxigênio. Os curativos hidrocoloides são curativos de ferida populares em hospitais e consultórios médicos, porque tais curativos aderem a feridas úmidas e secas. As marcas populares de curativos hidrocoloides incluem RepliCare, Tegasorb e Duoderm. Os curativos hidrocoloides vêm em faixas, géis ou em pó, apesar de que uma faixa hidrocoloide precisa ser colocada em cima de um gel ou de um pó.

Instruções

Como aplicar um curativo hidrocoloide (http://www.sxc.hu/profile/ZoofytheJi)
  1. Limpe a ferida. A ferida deve ser lavada com um suave spray de água quente e álcool ou sabão antibacteriano, se recomendado por um médico ou enfermeira.

  2. Coloque sua mão ou uma compressa quente na ferida. Os curativos hidrocoloides aderem melhor quando estão em temperatura ambiente, portanto, a ferida deve estar o mais próximo possível da temperatura ambiente sem deixar as bactérias entrarem na ferida.

  3. Aplique o gel ou o pó, se necessário. Se desejar, um gel ou pó hidrocoloide pode ser colocado em cima da faixa hidrocoloide para permitir uma barreira mais forte entre a faixa e a ferida. Os géis e pós são especialmente úteis como preenchedores de ferida, se a ferida for oca ou abaixo do nível da pele. Uma pequena quantidade de gel hidrocoloide pode ser aplicada diretamente do tubo na ferida, enquanto a pó precisa ser misturado com água antes de ser aplicado. Aplique várias gotas de água e misture com uma ferramenta estéril até que a mistura fique com uma consistência semelhante à pasta de dente.

  4. Aplique a faixa hidrocoloide sobre o gel ou pó, se estes forem usados. As faixas hidrocoloides podem ser cortadas para aderirem a áreas específicas de ferida tais como calcanhares ou dedos, ou a faixa pode ser deixada como está para feridas maiores tais como aquelas nos braços ou nas pernas. Remova o curativo do papel estéril que o envolve e lentamente, usando luvas estéreis, segure cada lado da faixa. A faixa não grudará na luva ou em outras superfícies frias. Evite tocar a faixa hidrocoloide com suas mãos desnudas ou outra parte da pele enquanto estiver aplicando-a para permitir que ela grude. O curativo grudará sem água, e na medida que sua temperatura corporal aumentar, a faixa irá aderir à área afetada.

  5. Troque o curativo a cada três a cinco dias. Você saberá que o curativo precisa ser trocado quando a faixa hidrocoloide começar a se soltar em volta dos lados da ferida, uma barreira de sujeira se formar em volta da atadura ou pode ser visto sangue aparecendo através da faixa hidrocoloide. Lave a ferida novamente antes de aplicar um novo curativo hidrocoloide.

Dicas

  • Os curativos hidrocoloides podem ser comprados na farmácia ou na loja de suplementos médicos.

Aviso

  • Se você tem uma lesão grave que não para de sangrar, procure um médico.

O que você precisa

  • Gel hidrocoloide
  • Pó hidrocoloide
  • Faixa hidrocoloide
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article