Mais
×

Curiosidades sobre Saturno para crianças

Atualizado em 21 novembro, 2016

O sistema solar oferece inúmeras maravilhas para crianças explorarem através da aprendizagem. Ensiná-las sobre os planetas, sistema solar e o universo pode ajudá-las a aprender sobre os princípios científicos e exploração. Saturno, um dos maiores planetas gasosos na parte exterior do nosso sistema solar, apresenta várias propriedades interessantes para as crianças aprenderem a explorar.

Cinco vistas diferentes de Saturno através do Hubble Space Telescope (Getty Images/Hulton Archive/Getty Images)

Tamanho

Saturno, o segundo maior planeta no sistema solar, é enorme. Mais de 9 Terras alinhadas caberiam no meio de Saturno, segundo a NASA. Entretanto, apesar de seu tamanho, Saturno é um planeta extremamente leve, pois é composto primordialmente de hidrogênio e hélio, os dois elementos mais leves no universo. Se fosse possível construir uma piscina grande o bastante para colocá-lo, Saturno flutuaria na água. Seu tamanho grande lhe dá mais força gravitacional do que a Terra, mas não tanto quanto seria caso fosse um planeta mais denso. Se na Terra uma pessoa pesa 31 kg, em Saturno ela pesaria 37 kg.

Vista de Saturno através da sonda espacial Cassini (Stocktrek Images/Stocktrek Images/Getty Images)

Clima

Saturno, um dos planetas mais distantes do Sol, é extremamente frio, sendo sua temperatura média de -184 ºC. Saturno também abriga ventos incrivelmente fortes, que alcançam velocidades de mais de 1170 km/h, comparados com os ventos terrestres mais rápidos, que atingem cerca de 402 km/h. O planeta está a 1.429.097,472 km do Sol, recebendo menos luz do que a Terra.

Vista dos anéis de gelo circundando o planeta (Stocktrek Images/Stocktrek Images/Getty Images)

Tempo

Por ser tão longe do Sol, sua órbita é mais lenta. Um ano em Saturno dura mais que 29 anos terrestres, de acordo com a NASA. Entretanto, ele gira muito mais rápido que a Terra, então um dia em Saturno dura apenas um pouco mais de 10 horas.

Saturno e uma de suas luas (Jason Reed/Photodisc/Getty Images)

Luas e anéis

Os belos anéis de Saturno podem ser vistos da Terra com um pequeno telescópio. Galileu observou seus anéis pela primeira vez no começo do século XVII. Os anéis são feitos de partículas de gelo, poeira e rochas, algumas bem pequenas e outras do tamanho de arranha-céus. As partículas nos anéis são mantidas em órbita pelas várias luas do planeta. Saturno possui 53 luas oficiais e várias outras não oficiais. Titã, sua maior lua, é maior do que o planeta Mercúrio.

Vista dos anéis de Saturno (Lars Lentz/iStock/Getty Images)

Exploração

Em 1997, uma exploração internacional chamada missão Cassini foi lançada, e começou a orbitar Saturno em 2004. A partir de 2011, a Cassini continua a orbitar o planeta e a mandar informações e fotografias para a Terra. O satélite Huygens recolheu informações sobre a lua gigante de Saturno, Titã.

Detalhe dos anéis de Saturno e sua lua Mimas, através do satélite espacial Cassini (Stocktrek Images/Stocktrek Images/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article