Currículo para recepcionista

Escrito por cate julia | Traduzido por aline nicola
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Currículo para recepcionista
Recepcionistas passam a primeira imagem da empresa ao visitante (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Recepcionistas são membros importantes de qualquer equipe. Eles passam aos clientes a primeira imagem da empresa, seja ao telefone, pela internet ou em pessoa. Para mostrar seus pontos fortes em um currículo, os interessados pela função devem prestar bastante atenção aos requisitos da área de trabalho. O currículo deve refletir as habilidades em todos os níveis listados.

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Atendimento ao cliente

Recepcionistas passam a maior parte de seu tempo atendendo o telefone, recepcionando visitantes, respondendo dúvidas do público e fornecendo informações gerais sobre a empresa. Fazer isso por oito horas diárias, cinco dias por semana, pode ser cansativo, repetitivo e estressante. Interessados na área devem ser simpáticos, gostar de receber pessoas e fazer com que elas se sintam bem-vindas. Esses funcionário devem ainda ser equilibrados para poder lidar com pessoas difíceis. Boas relações interpessoais são muito importantes. É interessante destacar no currículo como a experiência de atendimento ao cliente foi adquirida.

Tecnologia corporativa

Além de atender o telefone, muitos recepcionistas usam o computador todos os dias. Muitas empresas solicitam que seus recepcionistas saibam utilizar processadores de texto e planilhas, assim como e-mail e internet. Outra parte da função pode ser abrir e separar correspondências e também despachar entregas e fazer cópias. Portanto, recepcionistas devem saber ou aprender a utilizar impressoras, copiadoras e máquinas de franquear. O currículo deve mostrar conhecimento e habilidades avançadas no uso de programas de computador e equipamentos de escritório.

Gerenciamento de tempo

Quando não estão atendendo o telefone ou recebendo visitantes, recepcionistas às vezes ajudam os outros funcionários da área administrativa com suas funções. É necessário saber priorizar a rotina de trabalho para realizar os trabalhos adicionais no prazo, ao mesmo tempo atendendo ligações e lidando com o público. Recomenda-se citar exemplos da experiência de trabalho em que se utilizou gerenciamento de tempo de forma efetiva. Também é interessante destacar situações em que foi necessário priorizar tarefas e qual foi a linha de raciocínio utilizada para escolher qual tarefa realizar primeiro. Eventualmente, recepcionistas precisam abrir o escritório, portanto ser pontual é essencial. É importante gerenciar bem o tempo dentro e fora do trabalho.

Considerações

Muitas empresas exigem somente conclusão do Ensino Médio, pois grande parte dessas vagas oferece treinamento específico. Algumas exigem um certificado ou diploma de secretariado ou semelhante. O Ministério do Trabalho nos Estados Unidos aponta que entre 2008 e 2018 espera-se um aumento de 15% no número de funcionários na área de recepção.

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