Que cursos estudar para formar-se em psicologia infantil?

Escrito por jared lewis | Traduzido por maria rosangela silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que cursos estudar para formar-se em psicologia infantil?
Relações interpessoais na infância é um aspecto da psicologia infantil (children image by Mat Hayward from Fotolia.com)

A graduação em psicologia infantil pode te oferecer uma carreira gratificante. Os educadores, psicólogos e até mesmo os conselheiros precisam de um conhecimento em psicologia infantil para ajudá-los em suas carreiras. É raro uma pessoa ter somente a graduação em psicologia infantil, é mais comum ter a formação em mestrado e doutorado. De acordo com o Bureau of Labor Statistics dos EUA, o salário médio anual de psicólogos clínicos e de conselheiros nas escolas era em torno de R$ 120.000, em maio de 2008.

Aulas de graduação

Apesar dos programas de bacharelado em psicologia infantil serem raros, algumas escolas, como a universidade de Minnesota, oferecem graduação neste campo. A maioria dos estudantes de graduação em psicologia está no campo da psicologia geral. Os alunos podem, às vezes, se especializar em psicologia infantil simplesmente por gostar de uma aula. Os programas como o de Minnesota, no entanto, têm um currículo específico neste campo. Os alunos devem, é claro, concluir os cursos de graduação do ensino geral, como matemática, ciências, inglês, história e outras áreas básicas. A introdução à psicologia é um curso padrão em muitas escolas, independentemente da sua especialização acadêmica. Os cursos em psicologia infantil podem incluir: a introdução à psicologia da criança, desenvolvimento social e da personalidade, introdução à psicologia da criança para os serviços sociais, desenvolvimento infantil, desenvolvimento do adolescente, fundamentos biológicos do desenvolvimento, desenvolvimento da linguagem e comunicação e desenvolvimento cognitivo.

Aulas de mestrado

O mestrado nessa área é muito comum e oferece aos alunos uma variedade de opções na carreira, incluindo o aconselhamento escolar, aconselhamento familiar e pesquisa clínica, entre outros. Os alunos geralmente completam entre 35 a 45 horas de crédito em estudos mais avançados e especializados no campo da psicologia infantil. Diferentes áreas de especializações no campo, muitas vezes determinam quais cursos deverão ser feito. Por exemplo, os alunos da escola de psicologia profissional de Chicago podem se concentrar no campo geral da psicologia de criança e adolescentes ou no campo mais específico de estudos clínicos e de aconselhamento psicológico de crianças e adolescentes. Os cursos exigidos nesses tipos de programas incluem áreas de estudo, como o desenvolvimento pré-natal humano, intervenção de trauma e crise, métodos de pesquisa, desenvolvimento de tempo e vida e as bases biológicas do desenvolvimento humano.

Aulas de doutorado

Em nível de doutorado, os alunos de psicologia infantil, geralmente, querem um Ph.D., originalmente uma abreviação de doutor em filosofia, que se tornou a abreviação de doutorado em todos os campos, embora algumas escolas ofereçam a alternativa de formação de doutor em psicologia (Psy.D ). Essas formações podem ter a ênfase um pouco diferente; o Ph.D. é um grau de pesquisa orientada; muitos que trabalham no campo como um Ph.D. podem continuar a trabalhar em pesquisas. Por outro lado, o Psy.D. é uma formação de orientação prática voltada para o aconselhamento e outras formas de terapia. As duas formações podem qualificá-lo para trabalhar em uma faculdade, e exigem cursos semelhantes de estudo. Os cursos de doutorado geralmente focam nos métodos de pesquisa, estatísticas e outros métodos analíticos utilizados em pesquisas avançadas. As faculdades, como a universidade de Minnesota, a escola de Chicago e a universidade estadual de Kent, exigem cursos similares. Alguns podem incluir delineamento estatístico em pesquisa, questões atuais no ensino de psicologia do desenvolvimento infantil, estatística multivariada, psicopatologia, processos cognitivos, testes de inteligência, medição psicossocial e psicoterapia psicanalítica. Uma diferença principal entre o Psy.D. e Ph.D. é que no Psy.D. os alunos podem ter mais cursos de prática e consulta clínica.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível