×
Loading ...

O que são curvas de rendimento?

As curvas de rendimento são um indicativo financeiro que mostram a relação entre as taxas de juros dos empréstimos e o prazo de vencimento deles. Os juros das dívidas brasileiras ajudam a determinar as taxas futuras de outros mercados, tais como hipotecas e empréstimos bancários.

Curva de rendimento (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Significado

A curva de rendimento individual não fornece todos os dados necessários para determinar o custo dos empréstimos de toda população. Diferentes curvas de rendimento mostram a taxa de juros em escalas de tempo e condições de mercado.

Loading...

Curva de rendimento normal

A curva de rendimento normal tem um gradiente positivo, ou seja, a taxa de juros sobe com o tempo e isso mostra que o investidor espera por um crescimento econômico e um aumento da inflação.

Curvas de juros elevada

As curvas de rendimento elevadas apresentam uma expectativa de que haverá um crescimento econômico rápido no futuro. Estas curvas também aparecem após um período de baixa atividade econômica, como uma recessão.

Curva de rendimento plana

As curvas de rendimentos planas significam que há pouca ou nenhuma diferença entre as taxas de juros dos empréstimos de curto e longo prazo, apontando para um mercado incerto.

Curva de rendimento invertida

A curva de rendimento se inverte quando as taxas de juros dos empréstimos de longo prazo são maiores do que as dos curtos e com o mesmo nível de crédito.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...