×
Loading ...

Como fazer um dado de madeira

Atualizado em 19 julho, 2017

Os dados vêm em vários tamanhos e formas. Do tamanho de uma bala de menta ao de uma bola de beisebol, e de pirâmides para polígonos, certamente você tem escolhas na criação de seus próprios dados. Entretanto, na maioria dos casos, o clássico dado de seis lados é apenas o que você precisa.

Instruções

Os dados vêm em vários tamanhos e formas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Corte um cubo de madeira nas dimensões que deseja para o seu dado. A maioria dos padrões medem aproximadamente 2 cm (cada lado).

    Loading...
  2. Use a lixa para polir cada superfície e cada borda cuidadosamente.

  3. Marque os números apropriados com pontos em cada lado dos dados levemente com um lápis. Para um dado habitual de seis lados, lembre-se: os pontos dos lados opostos devem ser iguais a sete (por exemplo, o número seis deve ser oposto a um, cinco oposto a dois).

  4. Lixe os pontos, transformando cada um em uma impressão côncava sobre a largura de um grão de arroz. Isso pode ser feito por dobrar a ponta de um lápis ou caneta esferográfica em um pedaço de lixa, colocando o ponto contra a marca de lápis no dado, e em seguida, girando no lugar até que a impressão seja feita.

  5. Pinte os pontos usando um marcador ou caneta permanente.

  6. Pinte os dados para deixar a madeira na cor desejada, então, deixe secar.

  7. Aplique o acabamento e deixe secar. Lixe suavemente.

  8. Revista com poliuretano. Aplique mais de uma mão para um dado extradurável. Deixe secar e seus dados estão prontos para serem lançados.

Loading...

O que você precisa

  • Madeira
  • Lixa
  • Marcador
  • Polimento
  • Poliuretano

Referências

Loading ...
Loading ...