×
Loading ...

O que são os dados psicográficos em marketing?

Conheça seu consumidor. Esse é o princípio fundamental por trás dos dados psicográficos nos negócios. A análise psicográfica permite que você crie uma imagem mais detalhada dos seus consumidores. O método VALS (do inglês, "Values, Attitudes And Lifestyles": Valores, Atitudes e Estilos de vida) permite aprimorar as estratégias de marketing, adequando-as ao estilo de vida e preferências dos seus clientes. Perfis definidos de personalidades psicográficas podem surgir, permitindo que você adeque suas abordagens de vendas. Sua empresa pode usar essas informações para criar mensagens que causem impacto nos clientes.

Conhecer seu consumidor é fundamental (Erik Snyder/Photodisc/Getty Images)

Dados psicográficos versus dados demográficos

Os dados psicográficos são diferentes dos dados demográficos. Informações demográficas incluem sexo, raça e renda. A análise psicográfica abrange informações mais difíceis de definir, como valores, emoções, medos e paixões. Por exemplo, um estudo demográfico pode demonstrar que seu consumidor é homem, tem entre 35 e 45 anos de idade e ganha cerca R$ 6 mil mensais. Os dados psicográficos demonstram que ele prefere viagens de carro a cruzeiros e que tem medo de avião. Esses dados podem ser usados para personalizar suas mensagens de marketing.

Loading...

VALS

O sistema de Valores, Atitudes e Estilo de vida (VALS) utiliza princípios psicológicos para identificar consumidores de acordo com seus traços de personalidade. O método VALS divide os consumidores entre oito categorias: atualizados, satisfeitos, empreendedores, experimentadores, religiosos, esforçados, realizadores e batalhadores. Essas categorias ajudam a definir o que motiva os consumidores a comprarem determinado produto. Usar o VALS pode permitir que você olhe além da idade, renda e educação, analisando áreas como autoconfiança, liderança e impulsividade.

Personalidades psicográficas

Você pode elaborar perfis de personalidade usando as informações psicográficas e demográficas coletadas sobre seus consumidores. Esse exercício permite que você identifique subcategorias úteis dentro da sua base de clientes. Por exemplo, uma concessionária de luxo pode mudar sua mensagem para atrair homens de meia-idade que gostem de assumir riscos e sejam intelectuais, ao invés de homens conservadores e mais focados na família. Conduza uma análise psicográfica sobre os fatores que geraram vendas anteriores. Defina os perfis dos seus consumidores através de uma pesquisa de opinião.

Marketing psicográfico

Estude as informações psicográficas dos seus clientes para descobrir padrões e hábitos de consumo. Coloque-se no lugar do consumidor, enxergando os produtos com os olhos deles. Você pode descobrir que seus consumidores preferem comprar pessoalmente do que online, e que gostam de frequentar eventos esportivos com a família. Mensagens de marketing podem ser elaboradas para famílias em eventos esportivos, e entregues pessoalmente pela sua equipe de vendas. Prestar atenção ao marketing psicográfico pode criar consumidores fiéis para sua empresa.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...