Danças dos anos 60

Escrito por john london | Traduzido por tais santos
Danças dos anos 60
As danças nos anos 60 eram muito diferentes do que são hoje (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

Os anos 60 foram ótimos tempos para inovações na dança, com muitos ritmos na moda e novidades entrando em grande estilo. Os Estados Unidos e outros países ocidentais estavam saindo do período do jive, e o rock-n-roll estava introduzindo novos e animados movimentos, que deram início à era do twist. O twist e outras danças tornaram-se marcas registradas dos anos 60.

O stroll

O stroll era uma dança muito popular nos anos 60, que surgiu no final da década de 50. Igual à dança em linha, ele se caracteriza por filas de meninas e meninos, um de frente para o outro, com o casal do início da fila passeando entre as duas filas e se juntando a elas no final. As filas se movem para frente cada vez que um casal passa pelo centro. Desenvolvido para músicas lentas, o stroll ficou famoso pela música com o mesmo nome dos The Diamonds.

O twist

O twist é provavelmente a dança mais famosa dos anos 60, originada como um ritmo para músicas de rock-n-roll com o mesmo nome. Os casais dançam um de frente para o outro e normalmente não seguram as mãos ou se tocam, como na maioria das danças antigas. O twist se manteve popular por toda a década de 60.

O mashed potato

O mashed potato era muito popular em 1962 e lembra de alguma forma o twist. A exceção veio do movimento de pisar para trás que dava início à dança, com o pé girando no calcanhar, com o peso do corpo sobre o calcanhar, repetindo quantas vezes fosse desejado. A música "Manshed Potato Time" dos Dee Dee Sharp foi uma canção popular para essa dança.

O monster mash

O monster mash é uma variação do mashed potato e surgiu por volta do mesmo período, com a música de "Bobby Boris", "Pickett and The Crypt-Kickers", a qual também surgiu em 1962. A posição do casal é abraçado, em posição de dança de salão, enquanto faz o trabalho com os pés de "esmagar" que caracteriza a dança.

O hully gully

O grupo de rock dos anos 60 Olympic tocou uma música chamada "Hully Gully", a qual deu início à mania dessa dança em 1960. A moda teve início com Frank Rocco, no Hotel Cadillac, na praia de Miami, Flórida, Estados Unidos. Ela foi ainda mais popularizada alguns anos mais tarde, quando outra música com o mesmo ritmo surgiu, chamada "Peanut Butter", do grupo The Marathons.

O madison

Lançada no filme "Hairspray", o madison é uma nova versão da dança em linha, popular no final da década de 50 até o meio da década de 60. Ela era caracterizada por um passo para trás e um para frente intercalados com chamados passos "para todos os lados".

O swim

A música "C´mon Let´s Swim", de Booby Freeman, deu início à moda do swim, que não era diferente em estilo do hully gully. Freeman descreveu sua música como "parecida com o monkey e parecida com o twist, finja que você está na água e você vai assim". A dança basicamente imitava um nadador, especialmente com os movimentos dos braços.