×
Loading ...

Que tipo de danos uma erupção vulcânica causa?

Atualizado em 19 julho, 2017

As erupções vulcânicas ocorrem quando a pressão do magma abaixo do vulcão precisa ser liberada. O magma é a crosta derretida ou a parte superior do manto que começa a se agrupar abaixo do vulcão. A erupção cospe o magma e gases dissolvidos associados a ele; Os avanços científicos no estudo das erupções vulcânicas permite que os cientistas percebam os sinais antes que um vulcão entre em erupção. Os moradores de áreas próximas a vulcões recebem o aviso e evacuam com segurança. Os danos das erupções afetam tanto as propriedades quanto as condições atmosféricas.

O fluxo de lava pode danificar a vida vegetal e prédios (NA/AbleStock.com/Getty Images)

Danos a propriedades físicas

As grandes erupções vulcânicas despejam uma grande quantidade de cinzas na atmosfera. Essa cinza cai vagarosamente na terra e se acumula nos telhados das construções. A ameaça de queda desses telhados é potencialmente perigosa, especialmente depois de uma chuva forte, que pode tornar as cinzas ainda mais pesadas transformando-as em uma lama pegajosa. O fluxo de lava do centro do vulcão pode causar risco de incêndios conforme entra em contato com as plantas e os prédios.

Loading...

Riscos à saúde

Cinzas de vulcão são na verdade partículas de vidro. Caso respirada por humanos e animais, podem causar problemas respiratórios. As cinzas que caem expostas na pele podem causar irritação e rachaduras. já que elas podem se espalhar por vários quilômetros na direção do vento, moradores de áreas próximas são encorajados a usar panos molhados em suas bocas. A lava pode emitir gases tóxicos que podem causar asfixia ou morte.

Ameaças à vida selvagem

A vida selvagem local na área de um vulcão fica em risco depois de uma erupção. animais que se deslocam rápido, como pássaros, têm uma taxa maior de sobrevivência do que outros animais locais. Os gases liberados pelos leitos de lava juntos com as cinzas e rochas que são lançadas no ar podem forçar os animais locais e procurar abrigos perto de humanos. A devastação causada a seus habitats e os anos que passam até que retornem, podem forçar confrontos com humanos na busca de sua sobrevivência.

Vegetação local

A lava e as cinzas que caem destroem a vida vegetal local. O fluxo de lava causa incêndios conforme se aproxima e entra em contato com árvores e outras plantas secas. Potenciais deslizamentos de lama ou rocha esmagam e cobrem plantas e fazendas. Depois que a lava esfria, ela forma uma camada preta e dura de rocha. A rocha precisa ser quebrada e removida o quanto antes para que seja possível reparar danos causados ​​à agricultura.

Danos atmosféricos e outros danos

Durante grandes erupções, grandes quantidades de cinzas e gases vulcânicos são despejados na atmosfera. A cinza tende a cair de volta na terra em poucos dias, mas os gases como o dióxido de enxofre podem causar o esfriamento da atmosfera. As erupções vulcânicas também podem desencadear perigosas tempestades elétricas, furacões e maremotos, que também podem causar danos significativos a humanos e propriedades ao redor de áreas costeiras.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...