Danos ao revestimento da piscina causados pela baixa alcalinidade geral

Escrito por nicholas briano | Traduzido por luciana ferraz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Danos ao revestimento da piscina causados pela baixa alcalinidade geral
A alcalinidade total mal balanceada pode danificar o revestimento da piscina (Visage/Stockbyte/Getty Images)

A química da água é o aspecto mais importante da manutenção de uma piscina. A química apropriada inclui o balanceamento dos níveis químicos, como cloro, pH, cálcio e alcalinidade total. Quando a alcalinidade total não está balanceada, ela pode afetar os níveis de pH. E quando a alcalinidade está muito baixa e não é tratada, pode causar danos permanentes ao revestimento da sua piscina.

Outras pessoas estão lendo

O que é a alcalinidade total?

A alcalinidade total da sua piscina funciona como um amortecedor dos níveis de pH da água. Os níveis ideais de alcalinidade devem ser entre 80 ppm e 120 ppm (partes por milhão). A alcalinidade serve como um estabilizador para os níveis de pH. Se a alcalinidade total está baixa, os níveis de pH vão flutuar muito, o que pode danificar a química da água. A alcalinidade e o pH andam lado a lado, mesmo sendo aspectos separados da química da água. Se a alcalinidade estiver estabilizada, o pH vai se manter balanceado também.

Causas de baixa alcalinidade

Quando você enche sua piscina pela primeira vez, a alcalinidade geralmente tem que ser elevada. Esta é a exata razão para balancear os níveis de alcalinidade antes de adicionar quaisquer outros químicos. As causas de baixa alcalinidade em uma piscina incluem falta de um limpador, como cloro, excesso de chuva e altos níveis de ácido muriático, que é um químico que eleva o pH. O uso excessivo para natação também afeta a alcalinidade quando óleos corporais, transpiração, urina e saliva estão presentes na água da piscina.

Baixa alcalinidade e danos ao revestimento da piscina

Conforme os níveis de alcalinidade total caem, o pH tende a cair também, causando uma grande quantidade de problemas na piscina. Um destes problemas é o dano ao revestimento de vinil. A baixa alcalinidade pode deixar a água corrosiva, o que causa enrugamentos, manchas, esticamento e até rachaduras na piscina. Se o revestimento rachar como resultado da baixa alcalinidade, será necessário esvaziar a piscina e trocá-lo. Dependendo do tamanho da piscina, as substituições de revestimento podem ser caras.

Manutenção preventiva

Seu revestimento não precisa chegar ao ponto de enrugar, rachar ou manchar com a manutenção apropriada. Use um kit de teste ou tiras de teste semanalmente para checar os níveis químicos da água. Ajuste a alcalinidade total imediatamente assim que os níveis caírem abaixo de 80 ppm. Vá a uma loja de materiais para piscina e compre químicos que elevem a alcalinidade. Adicione 500 g de químicos elevadores de alcalinidade à superfície da piscina para cada 38.000 l de água. Isso vai elevar a alcalinidade total para 10 ppm. Deixe o filtro circular os químicos por oito horas antes de testar novamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível