Mais
×

Como dar um acabamento de aço escovado ao alumínio

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O acabamento de aço escovado é muito popular em diversas casas. Maçanetas, puxadores, luminárias, torneiras e até molduras de janelas são vendidas com um acabamento escovado parecido. Entretanto, o alumínio normalmente não é encontrado com esse tipo de acabamento. Você mesmo pode fazer esse acabamento de aço escovado no alumínio na sua casa com tinta spray, pois existem diversas cores metálicas de tinta spray que são de fácil aplicação. O segredo para uma pintura spray perfeita é fazer várias camadas bem leves de tinta. Não aplique uma camada muito forte e, ao invés disso, aplique a tinta em duas ou três camadas. Assim, a tinta pingará e escorrerá menos frequentemente e irá durar mais.

Instruções

Você pode conseguir ótimos resultados com o acabamento de tinta spray (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)
  1. Lixe o alumínio suavemente com um pedaço de lixa de baixa aspereza. A lixa irá criar uma superfície no alumínio que estará pronta para a adesão da tinta.

  2. Limpe o alumínio com um pano e com um desengordurante. O propósito disso é remover os resquícios da lixação e qualquer gordura ou sujeira que estiver na superfície do alumínio. Seque-o com um pano seco para que a superfície fique seca.

  3. Borrife uma camada leve de base de metal em spray no alumínio. Segure o spray a mais ou menos 30 cm de distância para aplicar a camada. Deixe a base secar completamente seguindo as orientações do fabricante.

  4. Aplique três camadas finas de spray de acabamento de aço escovado ao alumínio. Deixe a lata a mais ou menos 30 cm de distância do alumínio para pintar. Deixe cada camada secar conforme indica o fabricante antes de aplicar a camada seguinte. Deixe a última camada secar por no mínimo uma semana antes de começar a usar a peça pintada.

O que você precisa

  • Lixa de baixa aspereza
  • Pano de limpeza
  • Desengordurante
  • Base de spray para metal
  • Tinta spray de acabamento de aço escovado
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article