Mais
×

Como dar acabamento ao forro de madeira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A aplicação de acabamento ao forro de madeira evita o escurecimento e os danos causados pela fumaça e gordura. O tipo de madeira determina o acabamento a ser aplicado. O acabamento também protege a peça e torna a limpeza mais fácil. Experimente, em uma amostra de madeira de forro, alguns tipos de acabamento para escolher o melhor para seu ambiente.

O teto de madeira é sempre admirado (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Teto de lambril

O painel de lambris, macho-fêmea, é um tipo de acabamento usado nas paredes e tetos desde 1800. O acabamento pode ser feito com tonalizante, verniz transparente ou tinta.

Sele e pinte com esmalte acrílico. Depois da primeira demão, use o rolo para o forro e um pincel para alcançar marcas e depressões na peça. O painel é meio áspero, então use um rolo de espuma de boa qualidade, tanto para o tonalizante quanto para o verniz ou a tinta.

Teto de pinho

Sem tratamento, o pinho escurece com o tempo, fica difícil de limpar e absorve muita umidade.

Aplique laca laranja ou amarela ao pinho para conservar a cor natural da madeira. Aplique duas ou mais demãos de laca e termine com uma demão de poliuretano acetinado, à base de água, para obter um tom menos brilhante.

Teto de cedro

A umidade do ar acaba manchando o cedro sem acabamento. Aplique uma demão de poliuretano à base de água, lixe com lixa número 280 e uma segunda demão. Se necessário uma terceira demão, lixe novamente antes da aplicação.

Cuidado quando misturar o poliuretano; qualquer respingo no cedro pode mudar sua aparência. Se isto acontecer, lixe novamente e faça nova aplicação de poliuretano.

Tetos de cerejeira

O acabamento nos tetos de cerejeira realça as características naturais da madeira. É trabalhoso, porém vale a pena.

Aplique uma demão de tonalizante marrom claro e espere secar. Aplique laca e lixe com uma lã de aço. Aplique com um pano limpo um tonalizante em gel na cor de mogno e espere secar. Finalize o acabamento do teto com duas ou três demãos de poliuretano acetinado.

Teto de pranchas de celeiro

As pranchas de celeiro usadas são normalmente cinzentas. Qualquer acabamento acaba por escurecer um pouco mais a madeira. Aplique o poliuretano formulado para piso de madeira dura. Este processo sela a madeira e simplifica a limpeza.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article