Mais
×

Como dar acabamento ao gesso

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Dar acabamento a uma parede ou teto de gesso é uma tarefa para a qual a maioria das pessoas contrata um profissional. Uma vez que se teve a ideia, pendurar e assentar o gesso é bastante simples, e esconder a fita e as cabeças dos pregos com o material é bem fácil. Mas depois disso, estrias, imperfeições e espessura inconsistente começam a desgastar o que era novo. Se estiver mesmo determinado a tentar, aqui está como fazer a camada de acabamento, se não perfeita, pelo menos profissional. Pode-se alugar as ferramentas necessárias.

Instruções

Acabamento em gesso (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Verifique a superfície da parede a procura de irregularidades antes de começar. Buracos de pregos e irregularidades devem ter sido alisadas nas primeiras camadas de gesso. Se ainda houver algumas, raspe-as com uma faca pequena ou alise com um pouco mais do composto na bordas com uma espátula larga para nivelar a parede. Não alise porque deixará a parede lisa demais para segurar a camada de acabamento.

  2. Misture a camada de gesso de acabamento. Use água, uma xícara de cada vez, para misturar o composto seco. Se já o comprou preparado em um balde, pode ser necessário afiná-lo com um pouco com água para conseguir a consistência de gelo escorrido. Isso facilitará na hora de espalhar. Use uma batedeira ou misturador, que se parece com um espremedor de batatas antigo com uma alça longa, ou uma broca presa a misturador de gesso ou tinta. Não se esqueça de dispor pedaços de tecido ao redor, pois o composto pode espirrar e fazer uma bagunça.

  3. Coloque um pouco de composto em uma placa com um alça ou uma desempenadeira para carregá-lo até a parede. Ao contrário da espátula de pedreiro, que tem forma de diamante, a de espalhar gesso tem um design retangular para facilitar as passadas na parede. Um item adicional é uma forma de gesso, um recipiente retangular de metal que tem a forma ideal para apoiar a espátula nas bordas e raspar o composto com a faca.

  4. Coloque um pouco de composto nivelado transversalmente na borda da faca. Encoste a borda reta contra a parede e puxe uniformemente em movimento ascendente e descente. Trabalhe rápido, mas tente deitar uma cama fina e uniforme. Trabalhe em toda a extensão da parede, então volte ao começo. É necessário cerca de uma hora para terminar a parede, por isso não comece com uma área muito grande.

  5. Usando uma faca limpa (sem composto), raspe com movimento ascendente e em direção à sua direita no topo da parede, trabalhando da esquerda para a direita se for destro (e no sentido reverso se for canhoto). O objetivo é alisar o composto em uma camada fina, uniforme e lisa. Repita o processo, indo na direção oposta, até que as paredes estejam completamente planas.

  6. Verifique a superfície uma última vez depois de seca para achar quaisquer elevações. Lixe as irregularidades com uma lixa fina. A parede agora estará pronta para a base e a tinta.

Dicas

  • Alguns profissionais utilizam apenas uma camada de gesso no acabamento, quando as imperfeições e pregos já foram encobertos. Se for fazer uma textura na parede ou no forro, será necessário fazer uma camada fina e perfeita e então aplicar a textura como camada de acabamento. Se o composto começar a secar antes de terminada de desempenar, molhe a espátula para amolecer a área conforme trabalha. Pode-se sempre lixar ondulações depois da parede completamente seca, mas é mais fácil fazer direito da primeira vez, sem a bagunça que o lixamento faz. Os forros são feitos da mesma maneira que as paredes, mas requerem que o profissional (você) trabalhe em uma escada ou andaime. Ao trabalhar no forro, o profissional geralmente trabalha parede abaixo partindo do topo para encontrar com a pessoa que estiver fazendo a parede. Dessa forma, o canto onde o forro encontra a parede é feito de maneira uniforme ao redor do cômodo.

Aviso

  • Certifique-se de que o local onde comprou o gesso recomendou o composto correto a usar. Alguns materiais são mais compatíveis que outros.

O que você precisa

  • Espátula de acabamento de gesso de 25 a 30 cm
  • Placa plana
  • Forma para gesso
  • Massa de gesso
  • Batedeira
  • Baldes
  • Tecido para forrar
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article