×
Loading ...

Como dar acabamento de mogno ao pinho

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O pinho se adapta bem à pintura de mogno. Ambas as madeiras têm padrões semelhantes, sendo que pinheiros têm uma cor ligeiramente âmbar que se combinam aos tons avermelhados do mogno. Se o pinho for refletir o padrão de grãos diretamente do mogno, é possível dar um acabamento à madeira para que ela se assemelhe ao mogno ainda mais. Depois de ter definido a cor, é possível aplicar um verniz de brilho médio que combine com o tom, sem criar muito brilho ou um acabamento monótono.

Instruções

O mogno tem um tom avermelhado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Lixe o pinho cuidadosamente com um bloco de mão e uma lixa número 100. A madeira deve parecer homogênea, mas não polida. Segure a madeira contra a luz. Se ela refletir é porque ela ainda está brilhante demais. Lixe mais profundamente até que ela reflita a luz e fique com uma superfície branca, âmbar e opaca.

    Loading...
  2. Molhe um pano em uma lata aberta de tinta de mogno. Aplique o pano úmido no pinho e espalhe o líquido usando movimentos circulares. Quando o pano ficar sem produto, mergulhe-o novamente. Aplique uma camada uniforme de tinta na madeira, enxugando o excesso do produto que ficar. Deixe secar de acordo com as instruções na lata.

  3. Borrife uma camada fina de verniz na madeira. Molhe a superfície, mas não deixe que muito verniz se acumule. Deixe secar por 30 minutos.

  4. Lixe a superfície envernizada com a lixa 180 na palma de sua mão, até que se tenha criado uma substância branca em pó na superfície da madeira. Não remova esse resíduo.

  5. Borrife outra camada fina de verniz sobre a madeira. Deixe secar por 30 minutos.

Loading...

Dicas

  • Para obter uma cor de mogno mais forte, aplique outra camada do pigmento antes de envernizar. Para um acabamento mais profundo, aplique quatro camadas de verniz.
  • É possível usar o pigmento de mogno baseado em óleo, se desejar, mas ele demora até 72 horas para secar.

Aviso

  • Sempre use máscara de proteção quando for trabalhar com produtos de acabamento.

O que você precisa

  • Bloco de lixa
  • Lixa número 100
  • Pano
  • Laca Aerosol 370 g
  • Lixa número 180
Loading ...
Loading ...