×
Loading ...

Como dar acabamento nas bordas de uma folha de melamina

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As folhas de melamina são uma ótima escolha para construir prateleiras e armários, caso se queira um acabamento durável com uma superfície impermeável. Normalmente, essas folhas são construídas cobrindo aglomerado ou MDF com uma fina camada de laminado de melamina. As bordas são de aglomerado ou de MDF exposto e nenhuma das superfícies recebe bem a pintura. Mesmo lixando e selando, essas superfícies pintadas não têm o mesmo brilho da camada de melamina. Para evitar que as bordas expostas fiquem diferentes do resto da folha, é preciso instalar fitas de borda.

Instruções

Use o ferro de passar para instalar fitas de borda (Burke/Triolo Productions/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Selecione uma fita de borda que combine com o acabamento de melamina na folha. Ela deverá ter a mesma largura da borda que precisa ser coberta. Essas fitas são fornecidas em rolos, como fitas adesivas, e podem ser compradas em lojas de materiais de construção.

    Loading...
  2. Meça a borda que será coberta e corte um pedaço de fita de borda 1 cm mais comprida que a área medida.

  3. Coloque uma ponta da fita no início da borda que será coberta.

  4. Passe a extremidade da fita de borda no lugar com um ferro de cozinha na temperatura mais alta. O ferro aquecerá a cola na parte de trás da fita, fazendo com que ela grude na borda da folha. Continue desenrolando a fita na borda, seguindo-a com o ferro em movimento lento e uniforme. Não deixe-o parado em um lugar para não danificar a fita.

  5. Pressione a parte plana de um cinzel ou o cabo de metal de uma chave de fenda por cima da fita de folha, puxando-o para assegurar a adesão apropriada. Também é possível usar um rolo duro para pressionar a fita no lugar.

  6. Apare o resto da fita no final da folha.

Loading...

O que você precisa

  • Fitas de borda
  • Ferro de passar
  • Cinzel, chave de fenda ou rolo duro

Referências

Loading ...
Loading ...