Mais
×

Como dar banho em um coelho

Atualizado em 17 abril, 2017

Coelhos de estimação não precisam de banhos muito frequentemente, mas às vezes é desejável dar banho em um coelho a fim de prepará-lo para uma ocasião especial ou quando o coelho fica muito sujo. Se o seu coelho tem pelo curto e fica dentro de casa, ele vai precisar de menos banhos do que um coelho de pelo longo ou um coelho que fique no quintal. Dar um banho em seu coelho pode ajudar a livrar o animal de sujeira, fezes, insetos e pragas, além de deixá-lo cheiroso.

Instruções

Limpe seu coelho se ele estiver muito sujo (Getty Images)
  1. Junte os itens que você vai usar para dar um banho em seu coelho. Leve uma toalha, um pano e um pouco de xampu à prova de lágrimas para o local onde acontecerá o banho.

  2. Encha a banheira com 2,5 a 5 cm de água morna. Verifique a temperatura com seu pulso para garantir que esteja segura, evitando assim queimar ou resfriar seu coelho.

  3. Coloque o coelho na água. Coloque uma pequena quantidade do xampu no pano e molhe-o com água.

  4. Lave o coelho com o pano. Comece pela cabeça e desça para o resto do corpo. Lave uma parte do coelho de cada vez. Verifique a presença de feridas ou insetos enquanto estiver lavando o animal, analisando a pele sob seu pelo.

  5. Enxágue todo o sabão jogando água por cima do coelho com uma caneca de plástico.

  6. Coloque o coelho sobre a toalha e seque-o, esfregando-a no corpo do animal. Mantenha o coelho envolvido na toalha enquanto ele estiver molhado para que ele não pegue um resfriado. Deixe o coelho secar completamente ao ar livre, porém dentro de casa, antes de devolvê-lo para o quintal ou para a sua gaiola. Se você for devolvê-lo para a gaiola, coloque uma toalha velha dentro dela, para que ele tenha algo quente para ajudá-lo a se secar por conta própria.

O que você precisa

  • Xampu à prova de lágrimas
  • Pano limpo e macio
  • Caneca de plástico
  • Toalha limpa e macia
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article