×
Loading ...

Como dar banho em um filhote de cocker spaniel e limpar suas orelhas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Cachorros não precisam tomar banho com a mesma frequência que um ser humano, porém os aventureiros filhotes de cocker spaniel à vezes se metem em situações que não deveriam e precisam ser limpos. Poucos sabem, mas o cocker spaniel é um cão de caça e a maioria gosta de tomar banho. O seu trabalho era entrar na água e recolher os patos abatidos pelos caçadores. Se você começar a dar banho em seu cachorro cedo, menor é a probabilidade dele reclamar da água quando adulto. Como esta raça possui orelhas longas e macias, é comum que acumulem sujeira e sejam afetadas facilmente pela umidade. Portanto, se tratando do cocker spaniel, manter as orelhas limpas é mais importante do que o próprio banho.

Instruções

O pelo e as orelhas longas do cocker spaniel requerem atenção regular (cocker au bord d'un lac image by Sophie Hurel from Fotolia.com)

    Instruções

  1. Encha uma banheira com alguns centímetros de água morna. Preste atenção na temperatura da água para que não esteja muito quente.

    Loading...
  2. Coloque o filhote na banheira. Cocker spaniels são cachorros que gostam de água, e a maioria ama banhos. Utilize um copo ou outro recipiente para molhar as costas do filhote; tenha cuidado para a água não entrar na orelha.

  3. Coloque shampoo sobre as costas do filhote. Massageie o pelo até formar espuma, mas tome cuidado para não deixar o shampoo entrar em contato com os olhos do seu cãozinho. Não utilize shampoo para humanos, eles são muito secos para a pele do cachorro.

  4. Retire a água suja da banheira e enxágue o filhote com água limpa e fresca da torneira. Lembre-se, não use água muito quente. Certifique-se da temperatura da água antes de enxaguá-lo.

  5. Despeje água sobre as costas do cachorro ou use uma ducha leve para retirar todo o shampoo. Seque o filhote esfregando uma toalha sobre seu pelo.

  6. Penteie o pelo do cachorro enquanto ele ainda estiver úmido, isso permite que você desfaça os nós com mais facilidade. Uma vez que ele esteja penteado, continue a secagem com a tolha e finalize com um penteado. Penteie também as orelhas desde a base até o final.

  7. Compre uma solução específica para limpeza de orelha de cachorros.Você pode comprar no seu veterinário ou em um pet shop. Você também pode fazer uma solução caseira misturando vinagre branco e álcool isopropílico em quantidades iguais em um frasco.

  8. Levante a orelha do filhote e gentilmente borrife a solução no canal auricular até transbordar. Abaixe a orelha do cachorro e esfregue a base. Repita o mesmo na outra orelha. Seque a pele ao redor da orelha, mas não introduza nada no ouvido.

Loading...

Dicas

  • Finalize secando o pelo do filhote com secador de cabelos na potência baixa ou média. Não segure o secador próximo à pele do cachorro, você pode queimá-lo. Não direcione o jato de ar diretamente na face do animal. Limpe as orelhas do seu cocker spaniel semanalmente para evitar infecções.

Aviso

  • Não tente limpar a orelha de filhotes com quadro de ruptura de tímpanos ou que estejam com forte odor ou com o canal auditivo inflamado. O mais indicado é procurar um veterinário.

O que você precisa

  • Shampoo para cachorro
  • Copo
  • Secador de cabelo (opcional)
  • Solução para limpeza de orelhas de cães

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...