×
Loading ...

Como dar banho em um filhote de labrador

Atualizado em 19 julho, 2017

O Labrador é uma raça conhecida por gostar de água. Para o primeiro banho de seu filhote, no entanto, é importante tomar precauções. Uma boa primeira experiência no banho vai condicionar seu cão para os próximos agradáveis banhos que virão. Lembre-se de que você não pode banhar filhotes mais novos que oito semanas de idade, porque eles podem sofrer infecções ou doenças.

Instruções

Labrador preto (black lab stare image by Scott Slattery from Fotolia.com)
  1. Coloque o tapete antiderrapante no pé da banheira ou pia. Encha 1/4 da pia com água morna (e não quente), e prenda a correia de banho na pia usando o copo de sucção incluído. Labradores sempre irão se mexer ou tentarão nadar na banheira, e nesse caso a correia de banho lhe permite manter as mãos livres.

    Loading...
  2. Desembarace o pelo de seu cão com a escova. Umedeça dois pedaços de algodão com óleo mineral e coloque nas orelhas do filhote (sem empurrá-las para dentro do canal auditivo) para não deixar a água entrar. Esfregue um pouco de óleo mineral em volta de seus olhos. As orelhas e olhos do labrador são especialmente sensíveis à água.

  3. Coloque seu filhote gentilmente na água. Prenda a correia de banho em sua coleira. Elogie-o e fale suavemente com ele enquanto você o prende. Segure-o o mais gentilmente possível, mesmo se ele se debater.

  4. Pegue um pouco da água com um copo plástico e molhe o cãozinho com ela. Evite molhar sua cabeça por enquanto, já que os filhotes de labrador sacodem o corpo se a cabeça ficar molhada. Coloque um pouco de shampoo para cães na sua mão e passe no filhote, se movendo na direção oposta à direção em que o pelo cresce.

  5. Deixe o shampoo descansar enquanto drena a água da pia e a enche novamente a 1/4 da capacidade, com água morna nova. Enxágue o shampoo do pelo do cão e enrole-o numa toalha. Use um canto da toalha mergulhado em água com sabão para lavar o rosto e as orelhas do filhote, e um outro canto mergulhado em água limpa para remover o sabão.

  6. Deixe seu cãozinho se secar em uma área quente e sem correntes de ar. Se você tiver que usar um secador de cabelos, ajuste-o para a temperatura mais baixa possível e mantenha o secador bem longe do filhote, já que o ar quente pode causar queimaduras facilmente. Desligue o secador quando seu filhote estiver apenas úmido, e deixe-o secar o resto naturalmente.

Loading...

Dicas

  • Trate seu cãozinho com muito amor e encoraje verbalmente, com vontade. Isso vai ensinar ao filhote a formar boas associações com a hora do banho, e reduzir o medo de banho enquanto ele crescer.

Aviso

  • Não banhe um filhote até seus oito meses de idade. Dar banho antes disso aumenta o risco de infecções e danos a seus olhos e ouvidos em desenvolvimento.
  • É muito fácil causar queimaduras em um filhote usando água ou secadores em temperatura elevadas. Prepare o banho do cão como se fosse fazê-lo para um bebê humano.
  • Nunca utilize shampoo para humanos num cão. Os níveis de pH de um cachorro são muito diferentes dos de um humano, e shampoos para humanos causarão danos a seu pelo e a sua pele.

O que você precisa

  • Correia para banho
  • Copo plástico
  • Banheira ou pia
  • Tapete antiderrapante
  • Bolas de algodão
  • Óleo mineral
  • Toalhas
  • Escova para cães

Referências

Loading ...
Loading ...