×
Loading ...

Como dar banho em um morcego

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

É ilegal ter morcegos de estimação no Brasil devido à sua tendência de carregar o vírus da raiva e por serem espécies ameaçadas de extinção. Você pode, no entanto, adquirir uma licença para cuidar de morcegos ou ser um voluntário em um centro de vida selvagem que costuma cuidar dos filhotes até terem idade suficiente para ser soltos na natureza. Um morcego pode ficar sujo e precisar de um banho de vez em quando, se você estiver cuidando de um. Dar um banho em um morcego é um processo delicado que deve ser feito de forma cuidadosa para evitar danos a você ou ao animal.

Instruções

Os morcegos devem ser envolvidos por toalhas para se manterem aquecidos após um banho (David Hardenberg/Getty Images News/Getty Images)
  1. Calce luvas antes de manusear o morcego. Até mesmo os filhotes podem morder, e um morcego domesticado pode ser imprevisível. As luvas devem ser grossas o suficiente para fornecerem uma proteção contra uma possível mordida.

    Loading...
  2. Pegue o morcego com muito cuidado, com suas asas dobradas nos lados. Segure-o como um cachorro-quente, com o rosto para fora da sua palma e o seu polegar e o dedo indicador segurando a parte de cima do tórax.

  3. Borrife um pouco de água morna nas costas do animal. Evite a cabeça para não estressá-lo.

  4. Esfregue um pouco de xampu sem lágrimas para cachorros em seu pelo com a sua mão livre. Evite a cabeça novamente. Esfregue até formar uma camada leve de espuma.

  5. Enxágue completamente o xampu do pelo do morcego e, em seguida, envolva o animal com uma toalha imediatamente.

  6. Sente-se com o morcego e ajude-o a se secar com um secador de cabelo na temperatura morna (não quente) para não assustá-lo. Muitos morcegos podem tentar morder o jato de ar.

  7. Coloque o morcego de volta em seu recinto quando estiver totalmente seco.

Loading...

Dicas

  • Manter o animal aquecido deve ser o objetivo principal ao dar-lhe um banho. Os filhotes são especialmente propensos a sentir frio.

O que você precisa

  • Luvas grossas
  • Pia com chuveirinho
  • Xampu sem lágrimas para cachorros
  • Toalha seca
  • Secador de cabelo

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...