on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Há como dar brilho a um piso de carpete de madeira?

É possível dar brilho em pisos de carpete de madeira utilizando vários métodos. Esses tipos de pisos são pré-acabados, e por isso é importante escolher um produto que seja compatível com madeira pré-acabada. Vários métodos são utilizados ​​para dar brilho a um carpete de madeira, como ceras, limpadores e finalizadores de pisos.

Tome alguns cuidados com os carpetes de madeira (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Precauções

Alguns cuidados devem ser tomados ao utilizar produtos para pisos pré-acabados. Se qualquer quantidade de água precisar ser usada para aplicar ou manter um produto, então é melhor evitar usá-lo. Os carpetes de madeira têm muitas junções e, na maioria dos casos, são pré-acabados. A menos que você esteja certo de que o piso tenha sido finalizado várias vezes, fique com os produtos que não sejam à base de água. Isso não exclui os produtos à base de água, no entanto. Ao utilizar um novo produto em seu piso de carpete de madeira, é uma boa ideia testá-lo em uma área pequena e imperceptível do chão.

Loading...

Encerar

Encerar é uma opção para pisos pré-acabados se a madeira tiver sido restaurada pelo menos duas vezes. A cera acrílica é recomendada para uso nesse tipo de piso. Para manter um alto brilho, é necessário remover a antiga camada de cera usando um removedor e reaplicar o acabamento de cera anualmente. Encerar não é o melhor método para manter o brilho em pisos de madeira pré-acabados, devido à quantidade de água que é usada no processo. É possível, no entanto, utilizar um restaurador de pisos com segurança. Esse método é mais caro e um pouco mais difícil do que encerar, mas é mais seguro para as junções da madeira. Normalmente, a maioria dos restauradores vem com uma cobertura para acabamento em acrílico que proporciona um alto brilho.

Produtos de limpeza e acabamento

Utilizar um bom produto de limpeza é uma maneira eficaz de criar uma boa base de acabamento para realçar o brilho. Os limpadores variam de limpadores de madeira até produtos de limpeza à base de água. Mais uma vez, é importante utilizar a limpeza úmida ao invés da limpeza molhada em um piso de madeira pré-acabado, e aplicar produtos de limpeza com isso em mente. Uma vez que um bom acabamento seja aplicado, é possível manter o brilho utilizando qualquer limpador neutro ou com pH baixo. Os produtos de limpeza com pH mais elevados corroem a cera e não devem ser utilizados. Ao aplicar produtos de limpeza, certifique-se de que o acabamento tenha sido curado completamente. Acabamentos à base de óleo podem levar quase um mês inteiro para curar, e acabamentos à base de água podem levar várias semanas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...