Saúde

O que dar ao meu cão para dor de garganta?

Escrito por nancy virginia varian | Traduzido por giovana moretti
O que dar ao meu cão para dor de garganta?

"Minha garganta dói"

dog image by Renata Osinska from Fotolia.com

Dizem que, ao longo dos anos, dono e cão acabam se assemelhando um ao outro. A familiaridade pode ou não produzir essa semelhança, mas é verdade que gera afeto. Muitas pessoas tratam seus animais de estimação como membros da família, brincando juntos, viajando juntos e muitas vezes dividindo a mesma cama no fim do dia. Há algo mais que nós podemos dividir com nossos cães: dor de garganta.

Sintomas

dog image by Renata Osinska from Fotolia.com

Você pode identificar uma inflamação na garganta nas mudanças de comportamento do seu cachorro. Se a boca dele estiver sensível, o cachorro vai comer mais lentamente, e até seletivamente deixar pedaços maiores de comida na tigela. Se você notar que seu cão está comendo só de um lado da boca, pode ser um sinal de que ele esteja sentindo dor no outro. Em outras instâncias, você pode notar tosses, engasgos, garganta vermelha e inflamada ou febre.

Causas

dog image by Renata Osinska from Fotolia.com

Humanos adquirem dor de garganta devido a infecções isoladas, mas a dor de garganta num cachorro pode ser causada por infecções na boca, no sistema respiratório ou nos seios da face. Infecções podem ocorrer por algum corte na boca, queimaduras ou outras lesões. Perfurações, cortes no céu da boca, nas gengivas e bochechas são comuns em cães que roem ossos. Outros motivos podem ser a tosse ou doença nas bochechas por infecção de parvovirose, cinomose ou herpes. Latir por muito tempo pode estressar uma garganta normalmente saudável. Contato com um humano que tenha faringite estreptocócica também pode causar infecção.

Uma consulta no veterinário

Quando você notar sinais de dor de garganta em seu cão, marque uma consulta com o veterinário. Certifique-se de que o veterinário saiba dos sintomas do cachorro e por quanto tempo eles têm ocorrido. Uma vez que as lesões bucais não são sempre óbvias, o veterinário precisará determinar se a dor de garganta do cachorro é um sintoma de lesão ou de doença. Assim que o diagnóstico for feito, seu veterinário vai tratar seu cachorro com os remédios apropriados e com recomendações para cuidados em casa.

Determinando a causa

Os veterinários tratam faringite aguda (dor de garganta) e amigdalite a partir da raiz do problema. Se um exame minucioso não identificar uma causa primária, seu veterinário pode prescrever um antibiótico forte por 10 dias. Se um corte, queimadura ou perfuração for a causa da inflamação na garganta, ele vai limpar a ferida e prescrever outro antibiótico.

Diminuindo a dor de garganta

Além de repouso e bastante água, você deverá proporcionar ao seu cão uma dieta que não irrite a garganta já inflamada e dolorida. Comida enlatada para cães misturada com água fornece nutrientes e hidratação que o corpo do seu cão precisa durante a recuperação.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media