O que dar ao seu cão se ele ingerir espumas de embalagem?

Os cães são conhecidos por ingerir espumas de embalagem e outros objetos estranhos, como bolas, pedras e paus

Photos.com/Photos.com/Getty Images

Os cães são conhecidos por engolir muitas coisas, como espumas de embalagem, tecidos, papeis, paus, pedras, peças de roupa, ossos de frango e até mesmo enfeites de Natal. É muito estressante descobrir que o seu animal ingeriu algo que possa ser potencialmente perigoso. As espumas de embalagem oferecem riscos de asfixia, mas a maior preocupação dos donos de animais é que elas causem bloqueio intestinal. Normalmente, os veterinários tentam induzir o vômito em um cão que ingeriu essas espumas ou qualquer outro objeto estranho.

Sinais da ingestão de espumas de embalagem

Se um cão engolir espumas de embalagem ou qualquer outro corpo estranho, haverá alguns sintomas visíveis. Os sinais mais comuns incluem dor no abdômen, vômitos, diarreia, perda de apetite, letargia ou tentativa de morder ou rosnar quando pego, devido à sensibilidade ou dor no estômago. É bem provável que você perceba traços das espumas no vômito ou nas fezes.

Consulte um veterinário

Se suspeitar que o seu cão ingeriu espumas de embalagem, leve-o imediatamente a um veterinário. Se isso não for possível, entre em contato com o veterinário por telefone e descubra quais medidas corretivas devem ser tomadas. Normalmente, o veterinário recomendará que você induza o vômito. Todavia, certifique-se de seguir as instruções com precisão.

Induzindo o vômito

Induzir o vômito é potencialmente prejudicial para o animal de estimação e não deve ser feito sem a consulta de um veterinário.

Normalmente, 3% de peróxido de hidrogênio é usado para induzir o vômito em cães. O peróxido de hidrogênio tem data de validade, então verifique isso antes de oferecê-lo ao seu cão. A quantidade de peróxido a ser dada dependerá do peso do cão. Normalmente, usa-se uma colher de chá para cada 4 kg. Utilize uma seringa para aplicar o peróxido de hidrogênio e, em seguida, caminhe com o cão para permitir que a solução se misture com o conteúdo do estômago. O cachorro deverá vomitar as espumas em cerca de 15 a 20 minutos. Caso isso não aconteça, ministre a dose mais uma vez. Se ele não vomitar, mesmo após a segunda dose, leve-o a um veterinário para receber uma medicação forte para indução de vômito.

Prevenindo a ingestão de espumas de embalagem

Remova as espumas de embalagem imediatamente após abrir um novo pacote. Além disso, ao desembalar a caixa, mantenha o seu cão longe, de modo que ele não chegue ao material sem que você possa ver. Embora não seja possível evitar que os cães engulam objetos estranhos, vigie o seu animal com frequência. Muitas vezes as espumas de embalagem saem nas fezes, mas ainda são potencialmente perigosas.

eHow Brasil
×