Mais
×

Como dar nós em colar de pérolas

Colares de pérolas são muitas vezes passados de geração em geração, por causa da beleza e do valor permanente das pérolas. Com o tempo, os fios, que são a base do colar, se desgastam e se partem. Às vezes, os fios são bastante fortes, mas o colar pode ficar muito curto. Adicionar mais pérolas parece uma boa opção para modernizar a corrente. Reenfiar as pérolas é uma boa habilidade para quem resolve se dedicar a essa tarefa e que pode ter várias correntes de pérolas em sua caixa de joias ou várias pérolas soltas de um colar que se partiu há muito tempo, guardadas em uma tigela.

Instruções

Pérolas (pearls image by Kalani from Fotolia.com)
  1. Corte 25 cm de fio de pérolas brancas e creme (off-white). Em geral, é boa ideia levar uma amostra da pérola para a loja de enfiar contas para combinar a cor o melhor possível. Divida o fio de 25 cm em quatro correntes de 25 cm. Escolha uma das correntes e carregue a agulha de enfiar contas. Junte as pontas e dê um nó. Você acabou de criar um "olho" maior para enfiar o fio de enfiar contas mais espesso.

  2. Determine o comprimento do colar acabado. Você pode fazer isso medindo o colar existente, se estiver intacto e se for do comprimento certo. Ou pode determinar o comprimento que deseja, se estiver construindo um colar de pérolas do zero. Multiplique esse comprimento por três para o comprimento do fio. Corte-o nesse comprimento.

  3. Dobre o colar ao meio e deslize o laço da ponta dele através do "laço" do fio que você criou mais cedo. Com os fios duplicados para ficarem mais fortes, você pode ver como seria difícil enfiar a agulha de contas com essa quantidade de fios.

  4. Corte o fecho de um colar de pérolas existente e coloque-o no compartimento de cima à esquerda da forma de gelo. Corte cada pérola do fio e coloque uma por uma em outros compartimentos da forma de gelo. Use quantas formas de gelo forem necessárias. Se estiver começando um colar novo e estiver graduando as pérolas por tamanho, poderá usar as formas do mesmo jeito para mantê-las classificadas por tamanho. Seu último compartimento da forma de gelo deve conter o fecho final.

  5. Deslize a agulha através do furo no fecho. Empurre o fio alguns centímetros através dele e depois deslize a agulha através da ponta com o laço do fio. Empurre o fecho para que fique justo e o terá prendido. Repita, para que fique mais forte.

  6. Deslize a primeira pérola na agulha e empurre-a ao longo do fio até que descanse contra o fecho. Forme um laço no fio duplo (dois fios) tão perto da pérola quanto possível. Traga a agulha para cima através desse laço e deslize o nó em direção à pérola, à medida em que ela recua. O nó deve ser volumoso o suficiente para manter a pérola no lugar. Deslize a pérola seguinte e repita o processo do nó.

  7. Enfie o fecho final pela metade e amarre o fio com nó duplo. Acrescente uma gota de cola aderente diretamente no nó e então corte o excesso de fio.

Dicas

  • Até mesmo dar nós exige prática, por isso não espere que o seu primeiro ou segundo trabalho tenha um espaçamento igual e nós apertados. À medida em que praticar, vai melhorar.

O que você precisa

  • Agulha de enfiar contas
  • Fio de pérolas brancas
  • Tesoura
  • 2 fechos
  • Formas para gelo
  • Pérolas
  • Cola super aderente
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article