O que dar de comer a um cordeiro?

Escrito por ashley bustamante | Traduzido por marcos vinicios de araújo barros
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O ideal é que um cordeiro recém-nascido fique junto com a mãe, mas talvez seja necessário ter que alimentá-lo. Um cordeiro pode sobreviver e ter uma vida saudável se for devidamente alimentado por uma pessoa. Saber o que dar de comer, e quando, é fundamental para que o animal fique saudável.

Outras pessoas estão lendo

Tipos de alimentos

Existem três tipos básicos de alimentos que um cordeiro come enquanto é jovem. O primeiro é o leite. O segundo é feno e outros tipos de vegetação. O último é composto por grãos. O ideal é que o leite dado ao cordeiro seja da própria mãe. Se possível, tire o leite da ovelha e coloque-o em um mamadeira para animais. Caso não seja possível obter o leite natural, compre leite formulado para cordeiros.

Ciclo de alimentação

Um cordeiro bebe leite nas primeiras semanas de vida. A época em que começa a comer alimentos sólidos pode variar. Observe o animal quando ele estiver no pasto para ver o momento em que começa a comer capim. Eles mastigam capim apenas alguns dias depois que nascem, mas realmente só começam a comer vegetais depois de algum tempo. Quando perceber que o seu cordeiro está realmente comendo capim, dê alfafa a ele. Veja a quantidade que ele consegue comer. Assim que começar a comer mais alfafa e a beber menos leite, você poderá oferecer pequenas quantidades de grãos. Comece dando uma ração inicial para cordeiros e passe para uma alimentação rica em proteínas à medida em que ele for crescendo. Não dê muitos grãos de uma vez, pois isso pode causar uma dor de estômago no animal. Assim que o cordeiro começar a comer grãos, inicie o processo de desmame gradualmente.

Benefícios

Como mencionado anteriormente, é ideal que um cordeiro seja alimentado pela própria mãe. Tratá-lo na mão permitirá que você monitore o consumo alimentar dele e controle sua dieta. Assim, poderá ter certeza de que ele está recebendo a quantidade suficiente de nutrientes para comer; porque às vezes, quando a mãe está fraca e com o leite escasso, o filhote não recebe o montante ideal de nutrientes de que necessita. Um dos principais benefícios de tratá-los na boca é que geralmente eles pegam a mamadeira com mais facilidade do que as tetas da própria mãe. Se estiver cuidando do cordeiro para exposição ou apenas como um animal de estimação, esse é o melhor modo de tratá-lo.

Precauções

Os cordeiros recém-nascidos precisam ser alimentados pelo menos a cada três horas para sobreviverem. Se for dar a mamadeira, se comprometa a cuidar do animal, caso contrário, ele morrerá. É importante prestar atenção, porque ele pode querer comer em menos de três horas. Você deve estar por perto para alimentar o cordeiro se estiver na hora dele comer.

Resultados da convivência do animal com pessoas

Em geral, se um cordeiro for alimentado corretamente, não é possível notar a diferença entre um animal criado pela mãe e um amamentado com mamadeira, quando ele estiver com um ano de idade. No entanto, é possível notar alguma diferença quando eles forem jovens. Um filhote alimentado com mamadeira, muitas vezes, pode ser menor do que os outros cordeiros e pode parecer mais magro. Também é possível notar a diferença no comportamento. Normalmente, um cordeiro criado por uma pessoa passará mais tempo com seres humanos do que com outros animais de sua própria espécie. Se estiver criando seu filhote com outros cordeiros, o modo como ele age pode mudar à medida em que for crescendo, mas às vezes isso não acontece.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível