Como dar condolências a uma perda da família

Escrito por kristyn hammond Google | Traduzido por ágata erhart
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como dar condolências a uma perda da família
Cada pessoa lida com o luto de uma forma única (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

O tempo após a perda de alguém na família é um período emocionalmente conturbado, no qual todos começam a passar pelo processo do luto. Uma forma de ajudá-los a superar isso é demonstrando seus próprios sentimentos e também suas experiências com a pessoa amada, na forma de uma carta de condolências. Mesmo que família não a abra logo que receber, ela irá proporcionar uma sensação de proximidade com a pessoa querida quando eles lerem sobre sua ligação com ela.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Colete informações sobre a pessoa falecida e sua família, com pessoas que a conheciam, como amigos próximos. Pergunte sobre as preferências religiosas, as circunstâncias da perda e datas dos próximos eventos importantes, como o funeral, o memorial ou o encontro familiar. Se fizer essas perguntas a um membro da família, seja discreto e respeitoso.

  2. 2

    Escreva a carta de condolências. Inclua informações pessoais sobre seu relacionamento com o falecido, como uma estória sobre ele ou reflexões acerca de como a personalidade dele teve influência sobre você. Compartilhe da sua dor com relação à perda e explique o que a pessoa significava para você. Relembre as virtudes dela e se ofereça para conversar, caso alguém precise. Evite dar informações que a família possa achar ofensivas, como referências a ideias religiosas das quais não compartilham. Envie a carta, o que dará oportunidade de a família lê-la quanto estiver pronta. Lembre-se de que uma carta é algo que os familiares podem tocar, ler e reler enquanto passam pelo processo de luto.

  3. 3

    Envie flores ao funeral ou ao serviço de memorial. Compre um arranjo simples; evite cores fortes e decorações extravagantes. Inclua um cartão com uma mensagem simples de condolência e seu nome, como um "Com grande compaixão por sua perda. Atenciosamente, Camila Mendes." Mandar flores para um funeral é um ato simples de respeito, pelo qual se pretende mostrar para a família que o falecido tinha pessoas que o amavam e que irão sentir sua falta.

  4. 4

    Fique disponível para os familiares, caso precisem conversar com alguém. Forneça suas informações de contato, para dar a chance de alguém procurá-lo. Use uma frase simples como "Eu espero que vocês me liguem se eu puder fazer qualquer coisa para ajudar", para não parecer que você está forçando ajudá-los. Deixe que a família peça por auxílio ou conforto, se necessário. Ofereça-se para cuidar de algum bebê, por exemplo, dando tempo para que todos possam ficar de luto e lidar com os detalhes que envolvem o antes e o depois de um funeral. Inclua as crianças da família em atividades com seus próprios filhos, como levá-los ao parque. Ainda, você pode oferecer um cozido ou uma refeição completa, permitindo que enfrentem a situação sem se preocuparem com atividades diárias, como cozinhar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível