×
Loading ...

Como dar um discurso em um aniversário de 15 anos

Atualizado em 17 abril, 2017

Uma festa de 15 anos significa que que a menina está sendo apresentada à sociedade. Conforme a aniversariante passa da infância para a idade adulta, seus entes queridos são convidados a se reunir em celebração. Um festa de 15 anos geralmente inclui comida, música e presentes, e muitas vezes um discurso. A pessoa escolhida para fazer o discurso ocupa um lugar de honra na vida do aniversariante, e o próprio discurso é concebido para homenageá-la.

Instruções

Uma festa de 15 anos deve ser lembrada com carinho pela aniversariante (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Comece o discurso apresentando-se e acolhendo os convidados. O resto do discurso deve proceder em uma ordem lógica. Por exemplo, comece com as histórias da infância da aniversariante, passe para uma história engraçada sobre quando ela era criança e, em seguida, fale sobre a escola primária. Siga para o presente, discutindo interesses atuais da aniversariante, atividades e passatempos. Compartilhe seus objetivos e sonhos para o futuro, expresse publicamente sua confiança nela e ofereça bênçãos e melhores desejos.

    Loading...
    Comece com histórias de infância da aniversariante (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  2. Termine de maneira especial. Um discurso tradicionalmente é feito no meio da festa, por isso, é fundamental deixar os convidados com um sentimento alegre que continue até o final da celebração. As palavras finais do discurso devem ter um sentimento edificante e deixar as pessoas se sentindo emocionalmente tocadas. As opções incluem recitar um poema curto, oferecer um brinde ou pronunciar as palavras de uma canção popular significativa.

    As opções incluem recitar um poema curto, oferecer um brinde ou pronunciar as palavras de uma canção popular significativa (Thomas Jackson/Lifesize/Getty Images)
  3. Prepare cuidadosamente o discurso escrevendo-o com antecedência, fazendo anotações e praticando o discurso em voz alta na frente de um espelho ou na frente de outra pessoa. Fale claramente, pratique como fazer contato visual e esteja ciente do tipo de gesto que você está usando — e não os use em excesso. Lembre-se de respirar normalmente, ficar de pé e evitar o uso de palavras como "hm" e "hã". Sorria muitas vezes, pois o sorriso cria um ambiente acolhedor, caloroso e amigável que ajuda a envolver os ouvintes.

    Prepare cuidadosamente o discurso escrevendo-o com antecedência (Photodisc/Photodisc/Getty Images)
Loading...

Dicas

  • Incluir uma apresentação de fotos dá um toque emotivo ao discurso.

Referências

Loading ...
Loading ...