×
Loading ...

Como dar entrada na aposentadoria?

Trabalhadores se dedicam anos a fio ao serviço, em busca de alcançar seus sonhos e objetivos e garantir uma vida digna aos filhos. E todos anseiam chegar à aposentadoria com saúde e disposição para aproveitar os anos de tranquilidade. Mas, para curtir o período pós-trabalho, é preciso primeiro se aposentar. Para isso, é necessário conhecer o caminho burocrático para chegar à aposentadoria. Ela pode ser de alguns tipos: por idade; especial; por invalidez; ou por tempo de contribuição. Descubra aqui como conquistar a sua aposentadoria.

Instruções

É preciso agendar atendimento na Previdência para dar entrada à aposentadoria (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

    Agende o seu atendimento

  1. O primeiro passo mais importante para se informar sobre a aposentadoria é marcar um atendimento na agência de Previdência mais próxima de sua casa. Para isso, faça o agendamento pelo site www.previdencia.gov.br ou agende a data e horário pelo telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h. O número não funciona aos domingos e feriados.

    Loading...
  2. O CPF é imprescindível para dar entrada na sua aposentadoria. Se você não tiver o documento, providencie-o. Para isso, leve seus outros documentos pessoais originais a uma agência dos correios e recolha a taxa (R$ 5,70). Você já sairá da agência dos correios com o número do seu CPF em mãos. Se não tiver CPF, faça o seu, porque sem este documento é impossível requisitar o benefício.

  3. Para se aposentar, você precisa ter determinado tempo de contribuição à Previdência Social. No caso da aposentadoria por tempo de trabalho, a mulher deve ter contribuído 30 anos, enquanto o homem, 35. A empresa onde você trabalha registrado desconta a contribuição diretamente do seu salário e a repassa à Previdência. Se você trabalha como autônomo, pode contribuir da mesma forma. Para isso, você precisa de um carnê da Previdência ou de uma Guia da Previdência Social (GPS). Requisite a guia no site da Previdência ou em alguma agência. Você pode contribuir sobre um salário mínimo, pagando o valor, por meio do carnê, diretamente ao banco ou casa lotérica. Se você contribuir sobre um salário mínimo, pagará nos valores de hoje em torno de R$ 70 ao mês, e receberá um salário mínimo mensal quando se aposentar. Para mais informações, entre em contato com a Previdência pelo telefone 135.

  4. Podem se aposentar por idade os trabalhadores da área urbana. A idade para os homens é 65 anos; para as mulheres, 60 anos. Os trabalhadores rurais se aposentam com idades diferenciadas: 60 anos para homens e 55 anos para mulheres. Mas não basta alcançar a idade certa para se aposentar. É preciso também alcançar o número de contribuições necessárias. Para saber se você contribuiu com a Previdência Social o suficiente, entre em contato com a Previdência ou acesse o link http://www.mpas.gov.br/conteudoDinamico.php?id=380>

  5. Seus dados de tempo de serviço e contribuição constarão do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que trazem seu tempo de contribuição em cada emprego que você teve. Se houver algum dado divergente -- como alguma empresa em que prestou serviço que não conste do CNIS -- basta apresentar documentos que comprovem este período de trabalho.

  6. A aposentadoria especial é concedida para quem tenha trabalhado em condições que sejam prejudiciais à saúde ou à integridade física. Para ter direito a este benefício, o trabalhador precisa provar que se expôs a agentes nocivos permanentemente durante o emprego. O segurado também precisa de um tempo de contribuição para poder dar entrada no benefício.

  7. Se um trabalhador for considerado incapacitado para exercer suas atividades regulares em razão de doença ou acidente, ele tem direito à aposentadoria por invalidez. Quem dirá se o funcionário está incapacitado é um médico da Previdência Social. Se o trabalhador já tiver a lesão incapacitante antes do ingresso no trabalho, ele deixa de ter o direito ao benefício. O aposentado por invalidez deve passar por perícia médica a cada dois anos. Se tiver melhor e apto a retornar ao trabalho, o benefício é suspenso.

  8. Para ter direito à aposentadoria por tempo de serviço, o homem deve ter contribuído à Previdência por pelo menos 35 anos e a mulher, por 30 anos. A aposentadoria pode ser pedida proporcionalmente, quando o trabalhador tem o tempo de contribuição exibido e a idade para aposentar-se. Para a proporcional, o homem precisa ter ao menos 53 anos de idade; a mulher, 48. Para a aposentadoria integral, também é preciso um número adequado de contribuições mensais.

Loading...

Dicas

  • Acesse o site da Previdência Social: http://www.previdencia.gov.br/

O que você precisa

  • Se suas informações estiverem corretas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS - o sistema que registra o tempo trabalhado em cada empresa), você precisará dos seguintes documentos para dar entrada na sua aposentadoria: Número de Identificação do Trabalhador (NIT ou PIS/PASEP); documento de identificação (que pode ser a carteira de habilitação ou identidade) e o seu CPF. Quando você for à Previdência para dar entrada no benefício, leve seus documentos originais.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...