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Como não dar foras em reuniões de trabalho

Conheça as principais dicas para evitar foras e gafes em uma reunião
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Introdução

Se você faz parte do mundo dos negócios, já deve ter testemunhado uma série de foras e gafes no ambiente profissional. Entre os fiascos mais comuns está vestir-se de forma inadequada para o ambiente de trabalho. Contar piadas sem graça também entra na lista dos erros mais comuns. A verdade é que muitos profissionais sequer se dão conta de que estão cometendo uma gafe. Se você não quer ser o próximo a dar uma bola fora nas reuniões da sua empresa, confira nossas dicas e ainda de quebra torne-se um profissional mais valorizado pelos seus pares.

Saiba bem sobre o assunto que será abordado na reunião
Polka Dot RF/Polka Dot/Getty Images

Pesquise

Em uma reunião de negócios, é fundamental que o profissional saiba exatamente os assuntos que serão abordados e as estratégias e decisões que serão definidas durante a reunião. A regra é simples: faça o dever de casa. Estude sobre o tema, conheça os profissionais que estarão na mesa e tenha bem claro o que está em jogo. Conhecimento prévio é uma arma eficiente que faz o profissional se destacar entre os outros e, ao mesmo tempo, aproveitar o conteúdo da reunião da melhor forma possível. Quando mais estiver afiado no assunto, mas você se sentirá confiante para poder se manifestar com propriedade e segurança.

Antes da reunião, saiba qual será a dinâmica adotada
Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

Entenda a dinâmica da reunião

Toda reunião de trabalho tem uma fórmula que costuma se repetir. É fundamental que o profissional entenda a dinâmica da empresa e de seu grupo. Dessa forma, será possível prever como a reunião será coordenada e de que forma os integrantes da mesa e você serão convidados a participar. Muitas vezes será necessário pensamento rápido para entender que tipo de reunião está acontecendo: pode ser um encontro de alinhamento de equipe, de exposição de resultados, ou mesmo de gerenciamento de crise. O profissional se destaca quando ele sabe como se comportar e colaborar em cada tipo de evento.

Saber como se vestir é fundamental
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Vista-se de forma adequada

Eis onde mora o perigo. Muitas pessoas não fazem nem ideia de como se vestir adequadamente para uma reunião de trabalho. Aqui, mais uma vez, o conceito varia do tipo de empresa e do modelo de negócio. Mas na maioria dos casos, a briga com o armário fica entre o formal demais e o informal. Tênis e jeans só são tolerados se o ambiente de trabalho é despojado. Vale observar como os superiores hierárquicos na empresa se vestem. Na maior parte das vezes é melhor errar por ser formal demais do que passar a imagem de funcionário relapso.

O funcionário simpático costuma ser lembrado, mas cuidado para não exagerar
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Simpatia na medida certa

O grande segredo para sair-se bem em uma reunião de negócios é tomar cuidado para não exagerar. Ser participativo e simpático é uma virtude que a maior parte dos chefes valoriza. Mas cuidado para não cair no excesso de euforia e, principalmente, extrapolar nas brincadeiras. Bom-humor é fundamental, mas é necessário ter sensibilidade para saber que tipo de comentário é possível fazer em qual ambiente de trabalho. Piadas fora de hora ou com o tom agressivo são gafes na certa. Quando estiver em dúvida, opte por não fazer a piada ou a brincadeira.

Saiba escutar o que seus colegas têm a dizer
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Saiba escutar

Nada pior do que aquele profissional que repete tudo o que outro membro da equipe acabou de falar. É um fora mais comum do que se pensa, já que certas reuniões são lentas e fazem com que a atenção de muitos funcionários viaje por outras dimensões. Para evitar essa gafe e permitir que o encontro seja de boas e variadas ideias entre os profissionais, é fundamental saber escutar o que o outro tem a dizer. Faça um esforço para prestar bastante atenção. Quando a mente der sinal de que está escapando do controle, traga-a de volta para a mesa de negócios.

A colaboração é um ponto importante em reuniões de negócios
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Colaboração com respeito

Para se dar bem em reuniões é necessário colaborar, transmitir seu ponto de vista, suas ideias e alternativas para os assuntos abordados. Os chefes, em sua maioria, esperam que as reuniões sejam colaborativas. A forma mais comum de fazer uma ideia se desenvolver é compartilhá-la com mais cabeças pensantes e proativas. Por isso, a participação de cada membro é essencial nas reuniões das mais diversas empresas. Mas tome cuidado para não faltar ao respeito com os colegas. Uma frase mal colocada ou um ponto de controvérsia devem ser logo esclarecidos para não gerar mal-entendidos.

Na hora de falar, evite enrolações
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Seja sucinto

Típica bola fora de reunião é aquele funcionário que fala sem parar e, pior, sem dizer nada com nada. Ser prolixo é uma característica mais associada a funcionários inseguros ou que não conseguem dominar o assunto da reunião. Para não correr o risco de tornar seu discurso cansativo, aprenda a ser breve, sucinto e objetivo com as palavras. Vá direto ao ponto, evite frases de efeito e o chamado "falar difícil". Seja claro e objetivo para se fazer entender e evitar com que seus colegas de mesa fiquem entediados e com sono.

É preciso respeitar o chefe, mas sem ser puxa-saco
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Respeite o chefe

Respeitar o chefe não significa ser puxa-saco. Respeito é entender os pontos colocados em discussão e, se for o caso, discordar de forma pontual e cuidadosa. O mundo profissional está cheio das gafes em que funcionários criticam os próprios chefes na mesa de reunião. Ou pior: fora dela, quando comentários desrespeitosos acabam vazando e chegando justamente ao conhecimento do supervisor. Trata-se de uma gafe muitas vezes irrecuperável. É preciso lembrar que toda empresa apresenta uma hierarquia que deve ser seguida. Se houver real necessidade de contra-argumentar com o chefe, é melhor fazê-lo fora da reunião, em um encontro a sós.

Em vez de reclamações, sugira mudanças
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Evite reclamações

Muitas reuniões possuem um momento em que os funcionários fazem uma verdadeira catarse, seja em relação ao rumo dos negócios, ao crescimento da empresa concorrente, a empecilhos no trabalho diário e até mesmo para reclamar de outros funcionários. Não caia nessa. Se o chefe começar a sessão de reclamações, deixe-o falar sobre o assunto, mas não ceda à tentação de colocar as mágoas para fora. Reunião de trabalho também é uma vitrine em que cada profissional se expõe. Um funcionário que reclama demais geralmente é visto como preguiçoso. Em vez disso, tente trazer novas soluções para superar as adversidades.

Fique sempre ligado no e-mail e nas redes sociais da empresa
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Esteja conectado

No mundo dos negócios, a informação é um dos bens mais preciosos. Por isso, fique sempre conectado aos mecanismos de comunicação interna da empresa, como e-mail ou atualizações via rede social. Todas as mensagens devem ser respondidas prontamente. Não deixe para depois, sob o risco de ser considerado um funcionário negligente ou atrasado em relação às novas tecnologias. Muitas vezes, a novidade ou os seguintes passos da reunião estão disponíveis apenas via internet. Não saber o que está acontecendo com a empresa no mundo online é um grande fora em tempos da predominância da internet.