×
Loading ...

O que dar a um gatinho para bolas de pelo no estômago?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Uma bola de pelo, ou tricobezoar, é um acúmulo de pelos que surge no estômago de gatos quando eles se limpam. Os felinos são carnívoros e seu sistema digestivo é capaz de digerir o pelo, mas alguns gatos podem ter estômagos mais sensíveis. Eles não digerem o pelo, então ele se acumula. As bolas de pelo são mais comuns em animais adultos, mas os filhotes também podem ter esse problema. Se seu gatinho tem uma bola de pelo, talvez apresente sintomas como tosse seca e vômito. O tratamento só é necessário se o animal não conseguir expelir a bola de pelos.

Os gatinhos ingerem pelos que podem se acumular em seus estômagos (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)

Lubrificante

Dê ao seu gatinho um lubrificante, como vaselina ou óleo mineral, que facilitam a transição da bola de pelos através do estômago e do trato digestivo. Administre uma colher de chá por dia por uma ou duas semanas. Para evitar mais problemas, continue administrando o produto duas vezes por semana. Se seu gato não gostar do gosto da vaselina, laxantes comerciais também estão disponíveis em diferentes sabores, como atum e carne, para que sejam mais atraentes para os filhotes. Você também pode dar ao seu gatinho petiscos que tenham um efeito laxante, mas não dê demais, pois eles podem induzir a diarreia.

Loading...

Fibras

As fibras ligam os pelos e facilitam a digestão e eliminação de tricobezoares. Elas estão disponíveis em forma de suplemento, mas você também pode alimentar seu gatinho com alimentos ricos em fibras. Por exemplo, a abóbora enlatada ou farelo de arroz podem ajudar o animal a excretar a bola de pelo nas fezes. Consulte seu veterinário antes de administrar as fibras, pois uma quantidade elevada pode ter efeitos colaterais indesejáveis, como inchaço e diarreia.

Abordagem holística

Os gatinhos frequentemente comem grama para induzir o vômito e eliminar a bola de pelos. Encoraje seu animal de estimação a comer grama quando perceber sinais de que ele está tendo problemas para expelir a bola de pelos. Os remédios holísticos incluem a administração de noz-vomitória, que estimula o vômito e a expectoração de tricobezoares. A noz-vomitória também é usada em gatos que apresentam náusea ou problemas no trato urinário.

Evitando bolas de pelo

Se seu gatinho apresenta problemas de bolas de pelo frequentemente, você deve evitá-los no futuro. Escove e penteie seu animal regularmente para eliminar os pelos soltos para que não sejam engolidos. Use um pente fino se o gatinho tem pelos curtos; já para felinos de pelo longo, um pente de dentes largos é o ideal. Alimente seu bichano com ração de qualidade que promova a saúde da pele e dos pelos e evite a queda excessiva deles. Adicione suplementos de fibra à dieta do animal, mas consulte um veterinário antes para saber qual a quantidade adequada.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...