Mais
×

Como dar mamadeira a um filhote de porco

Atualizado em 07 abril, 2017

No caso de um animal órfão, você pode precisar dar mamadeira com leite para o seu porco. A única razão para você optar por usar mamadeira na alimentação de um leitão é se a mãe do animal estiver morrido ou incapacitada de alimentá-lo. Certifique-se de alimentá-lo regularmente e adequadamente para garantir que o filhote sobreviva os primeiros dias da sua vida sem sua mãe.

Instruções

Leitões órfãos podem necessitar serem alimentados com mamadeiras (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)
  1. Mantenha o leitão aquecido e seguro o tempo todo. Porcos nessa idade não passaram pelo processo de desamamentação adequado e por não serem capazes de providenciar alimento para eles mesmo, precisam da sua ajuda. Segure o animal gentilmente e com cuidado, reassegurando com calor, em um ambiente a 32 graus celsius. O leitão pode se sentir amedrontado e perdido. Segure a mamadeira delicadamente, contento leite de cabra, e dê ao porco 15 ml ou 2 a 3 colheres de sopa.

  2. Alimente seu leitão a cada 3 ou 4 horas, se ele estiver aceitando bem a mamadeira. Por conta do estômago do animal jovem necessitar de muito pouco leite para ficar cheio, você deve alimentá-lo frequentemente durante os primeiros dias do seu desenvolvimento para garantir uma boa nutrição. Ainda, eles bebem muito pouco por vez, então é importante aderir a uma rotina regular.

  3. Aumente a quantidade de leite de cabra dado ao leitão gradualmente a cada dia, de acordo com a capacidade do animal de beber mais sem sofrer de diarreia e obesidade. Depois de alguns dias na mamadeira, a substitua por um prato raso ou uma bandeja com leite e coloque, gentilmente, o nariz do porco na bandeja com leite para que ele aprenda a se alimentar sozinho. Desmame o leitão quando ele completar 28 dias de idade ou por volta de 6 quilos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article